No início do evento, o presidente do Sistema Ocesp/Sescoop-SP, Edivaldo Del Grande, apresentou algumas conquistas do cooperativismo ao longo do ano, com destaque para a nova Casa do Cooperativismo Paulista, a criação do Centro de Estratégia do Cooperativismo Paulista (Cecoop), as reuniões do projeto Ação Integrada e também a criação do Prêmio Comunicação Cooperativa. "Tenho certeza de que uma imagem mais consistente do cooperativismo na sociedade será construída com a participação de todos vocês, comunicadores", disse o presidente.
A primeira palestra, com a jornalista Raquel Sabrina, da Apoena Social, teve foco na sustentabilidade, pensada nos contextos econômico, ecológico e social. "O desafio que se coloca às cooperativas e empresas em geral é a busca pela transparência nas ações e criação de canais de diálogo com os diversos públicos de relacionamento, como clientes, comunidade, fornecedores, funcionários, entre outros", explicou Raquel.
Coordenador do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (Ceacom) da USP, o professor Mitsuru Yanaze apresentou sua metodologia de avaliação de resultados na área de comunicação, com o equilíbrio nas ações nos níveis administrativo, mercadológico e institucional. "Os resultados podem ser medidos em moedas financeiras e não-financeiras. Estas podem se converter em impactos e ganhos de imagem que futuramente se revertem em moedas financeiras", sustenta. O método de avaliação do professor vem sendo adotado em grandes empresas, dentre elas a Petrobrás.
Um painel sobre as estratégias de comunicação adotadas no sistema cooperativista marcou a seqüência do encontro. Apresentações nesse sentido foram feitas pela gerente de comunicação da OCB, Tecris de Souza, o gerente de Comunicação do Sescoop Paraná, Samuel Zanello Milléo Filho, o gerente de comunicação do Sescoop São Paulo, Fernando Ripari Junior, e a jornalista Cíntia Beck, gerente da Ex-Libris Assessoria de Comunicação e Imprensa.
Além das principais ferramentas de comunicação já disponíveis, os comunicadores falaram sobre a necessidade de inovações e campanhas mais abrangentes de comunicação com a sociedade. Um bom exemplo nesse sentido foram campanhas institucionais veiculadas em redes de TV paranaenses, realizadas pela Ocepar em parceria com cooperativas do Estado. "A campanha foi possível graças à participação das cooperativas, já que apenas os recursos financeiros do Sistema não permitem um investimento nesse nível", disse Zanello.
Paulo Nassar, professor da USP e diretor geral da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) falou sobre tendências da comunicação organizacional. Ele destacou que o profissional de comunicação deve assumir a função de "educomunicador", que entende a informação como apenas uma parte do processo. "Cada vez mais é necessário interpretar, opinar, relacionar informações e atuar em um ambiente complexo. É necessário ter menos foco na informação e mais no relacionamento", sugeriu.