Economia

COMUNICAÇÃO PODE MELHORAR GESTÃO DE NEGÓCIOS NAS COOPERATIVAS

IV Encontro de Comunicadores do Cooperativismo Paulista abordou esse tema
| 14/12/2007 às 19:08
   As interfaces da comunicação com a gestão da cooperativa e a necessidade de estratégias, com metas e busca por resultados, foram temas abordados no VI Encontro Comunicadores do Cooperativismo Paulista, realizado nesta semana, na sede do Sistema Ocesp/Sescoop-SP, em São Paulo.
 
  O encontro contou com 62 participantes, que acompanharam palestras acerca das ações de responsabilidade social, mensuração de resultados de comunicação, tendências da comunicação organizacional, além de um painel sobre estratégias desenvolvidas pelas organizações cooperativistas nos Sistemas Ocepar (PR), Ocesp (SP) e OCB (Brasília).


  No início do evento, o presidente do Sistema Ocesp/Sescoop-SP, Edivaldo Del Grande, apresentou algumas conquistas do cooperativismo ao longo do ano, com destaque para a nova Casa do Cooperativismo Paulista, a criação do Centro de Estratégia do Cooperativismo Paulista (Cecoop), as reuniões do projeto Ação Integrada e também a criação do Prêmio Comunicação Cooperativa. "Tenho certeza de que uma imagem mais consistente do cooperativismo na sociedade será construída com a participação de todos vocês, comunicadores", disse o presidente.


  TRANSPARÊNCIA

  A primeira palestra, com a jornalista Raquel Sabrina, da Apoena Social, teve foco na sustentabilidade, pensada nos contextos econômico, ecológico e social. "O desafio que se coloca às cooperativas e empresas em geral é a busca pela transparência nas ações e criação de canais de diálogo com os diversos públicos de relacionamento, como clientes, comunidade, fornecedores, funcionários, entre outros", explicou Raquel.


  Coordenador do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (Ceacom) da USP, o professor Mitsuru Yanaze apresentou sua metodologia de avaliação de resultados na área de comunicação, com o equilíbrio nas ações nos níveis administrativo, mercadológico e institucional. "Os resultados podem ser medidos em moedas financeiras e não-financeiras. Estas podem se converter em impactos e ganhos de imagem que futuramente se revertem em moedas financeiras", sustenta. O método de avaliação do professor vem sendo adotado em grandes empresas, dentre elas a Petrobrás.


Um painel sobre as estratégias de comunicação adotadas no sistema cooperativista marcou a seqüência do encontro. Apresentações nesse sentido foram feitas pela gerente de comunicação da OCB, Tecris de Souza, o gerente de Comunicação do Sescoop Paraná, Samuel Zanello Milléo Filho, o gerente de comunicação do Sescoop São Paulo, Fernando Ripari Junior, e a jornalista Cíntia Beck, gerente da Ex-Libris Assessoria de Comunicação e Imprensa.

Além das principais ferramentas de comunicação já disponíveis, os comunicadores falaram sobre a necessidade de inovações e campanhas mais abrangentes de comunicação com a sociedade. Um bom exemplo nesse sentido foram campanhas institucionais veiculadas em redes de TV paranaenses, realizadas pela Ocepar em parceria com cooperativas do Estado. "A campanha foi possível graças à participação das cooperativas, já que apenas os recursos financeiros do Sistema não permitem um investimento nesse nível", disse Zanello.


Paulo Nassar, professor da USP e diretor geral da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) falou sobre tendências da comunicação organizacional. Ele destacou que o profissional de comunicação deve assumir a função de "educomunicador", que entende a informação como apenas uma parte do processo. "Cada vez mais é necessário interpretar, opinar, relacionar informações e atuar em um ambiente complexo. É necessário ter menos foco na informação e mais no relacionamento", sugeriu.