Economia

GOVERNO PODERÁ INVESTIR R$393 MILHÕES NOS AEROPORTOS DA BAHIA

Vamos aguardar o início das obras
| 13/08/2007 às 19:52
  O sistema aeroportuário da Bahia poderá ter, no futuro, investimentos da ordem de R$ 393 milhões. Os recursos deverão ser aplicados na construção de três novos aeroportos e intervenções em outros seis. Já o aeroporto de Valença, poderá ter obras realizadas pela própria concessionária. Do total a ser investido, R$ 35 milhões serão oriundos do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), do Ministério da Defesa, sendo 15% de contrapartida do governo estadual, e o restante, fruto de parceria entre os governos federal e estadual.

  Entre os aeroportos que poderão passar por algumas obras de melhorias estão os de Barreiras, Vitória da Conquista, Jequié, Bom Jesus da Lapa, Canavieiras, Salvador e Valença. Os municípios de Senhor do Bonfim e Ilhéus ganharão novos terminais, o que também poderá acontecer em Porto Seguro.


 "Em Porto, está previsto o investimento total de R$ 150 milhões para um novo aeroporto e, em Valença, o governo estadual exige que a concessionária Montagem e Projetos Especiais S/A (MPE) faça algumas intervenções no aeroporto", declarou o secretário estadual de Infra-estrutura, Antonio Carlos Batista Neves. "Em Salvador, está prevista a implantação de um sistema viário de acesso ao Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, orçado em R$ 42 milhões", completou.


Segundo a Superintendência Regional da Infraero, estão assegurados, no orçamento do Plano Diretor de 2007, R$ 11,9 milhões para o recapeamento e conservação da pista principal do aeroporto de Salvador, o que eleva para R$ 43,9 milhões o total investido na capital.


  ILHÉUS

O município de Ilhéus será beneficiado para a construção de um novo aeroporto, com investimentos estimados R$ 155 milhões. O atual, administrado pela Infraero, foi considerado o segundo mais difícil para pouso e decolagem. De acordo com o secretário, o Governo do Estado também pretende investir em Salvador e em Porto Seguro (a 707 Km ao Sul da capital) - os dois únicos municípios que possuem aeroporto internacional em todo o estado.


Segundo Batista Neves, entre as principais intervenções no sistema aeroviário no interior do Estado, que deverão ser executadas até 2010, estão ampliações nas pistas principal e secundária, melhoria nas condições da área de escape, serviços de drenagem no entorno das pistas para evitar aquaplanagem, construção de muros, além de revitalização do balizamento noturno e sinalização.


Dos 84 aeroportos existentes na Bahia, 80 são de competência da Seinfra (Secretaria Estadual de Infra-estrutura), através do Derba (Departamento de Infra-estrutura de Transportes da Bahia) - 75 estão em operação, três inativos (Itabuna, Eunápolis e Senhor do Bonfim) e dois interditados (São José do Jacuípe e Canavieiras). Três aeroportos são controlados pela Infraero (Salvador, Paulo Afonso e Ilhéus) e um pela FAB (Caravelas).


Barreiras


Entre as intervenções previstas no aeroporto de Barreiras estão a ampliação da pista de pouso dos atuais 1.600 metros para 2.300 metros e adequação de sua faixa; revitalização do balizamento noturno e adequação da drenagem no entorno do pátio de estacionamento com utilização de bueiros ou galerias, a fim de melhorar as condições da área de escape. 


As intervenções vão permitir a operação de aeronaves de grande porte tipo, favorecendo a demanda de linhas regulares, e viabilizar o desenvolvimento das operações com escala em Lençóis, para atender o fluxo turístico da região da Chapada Diamantina, além de se constituir em mais uma alternativa a Brasília e outros pólos.


O aeroporto local está situado a 12 quilômetros do perímetro urbano em uma área plana de uso rural com capacidade de se expandir em todas as direções. O complexo tem área patrimonial de 367,44 hectares, pista de concreto nas dimensões 1.590x30 metros e terminal de passageiros medindo 480 metros quadrados. O aeródromo é de propriedade do governo do Estado.


Vitória da Conquista


No aeroporto de Vitória estão previstos o reforço da pista principal de pouso 1775m x 30 m e da pista de ligação; ampliação e reforço do pátio de estacionamento de aeronaves; revitalização do balizamento noturno e ampliação do terminal.


As obras vão aprimorar as condições operacionais do aeroporto, viabilizando a operação de aeronaves de grande porte, favorecendo a demanda de linhas regulares, e, conseqüentemente, um melhor atendimento ao fluxo de passageiros da região, além de se constituir em mais uma alternativa de escala em outros Estados. Os serviços de balizamento como sistema de proteção de vôo garantirão as operações noturnas, o que permite maior flexibilidade para os pilotos e usuários do local.


O terminal atende a demanda regional, principalmente, nos projetos de irrigação de Livramento de Nossa Senhora, além de atender o turismo na região de Rio de Contas. O aeroporto, que também é utilizado pelo norte de Minas Gerais, é de propriedade do governo estadual.


Jequié


O aeroporto de Jequié passará por uma série de intervenções, como revitalização da pista principal e da pista de ligação; reforma do pátio de estacionamento de aeronaves, com aplicação de lama asfáltica média; execução de drenagem na lateral da pista de pouso; sinalização horizontal e dos obstáculos; e elevação de muro.


As intervenções a serem realizadas no aeroporto visam à melhoria da segurança, das condições de pouso e decolagem do aeroporto. Por tratar-se de uma área montanhosa, faz-se necessária a sinalização dos obstáculos, o que permitirá maior proteção de vôo, aumentando a capacidade do aeroporto. Para a melhoria das condições de área de escape em torno da pista, serão realizados serviços de drenagem no entorno, com utilização de bueiros ou galerias.


Bom Jesus da Lapa


O Aeroporto de Bom Jesus da Lapa está situado em perímetro urbano, totalmente envolvido por loteamentos e reduzidas possibilidades de expansão. A topografia do entorno é levemente acidentada e, apesar da presença de um morro nas imediações, não chega a constituir obstáculo às operações aéreas.


Para o terminal estão previstos a revitalização da pista pouso e decolagem, pista de ligação e pátio de estacionamento de aeronaves com aplicação de lama asfáltica média; construção de muro do serviço de contra-incêndio; e sinalização horizontal.


O complexo tem área patrimonial de 55,38 hectares, pista de asfalto nas dimensões 1.210x30 metros e terminal de passageiros medindo 241,80 m². Há no local alguns obstáculos à operação, como vegetação, cercas e edificações. O aeródromo é de propriedade do Governo do Estado, administrado pelo Derba.


Senhor do Bonfim


O aeroporto de Senhor do Bonfim foi classificado no Plano Aeroviário do estado da Bahia como regional. No momento, o aeródromo se encontra desativado, com dificuldade de expansão dos componentes, em função do total envolvimento pela malha urbana, com existência de residências na faixa de pista.


A implantação do aeroporto em novo sítio - a 20 quilômetros de Bonfim, sentido Salvador (próximo ao distrito de Tijuaçu) - possibilita a operação de qualquer aeronave de médio porte da aviação regional regular, em ligação com a capital e outros centros regionais. Com área patrimonial de 39,86 hectares e pista de asfalto nas dimensões 1.300x21 metros, o aeródromo é administrado pelo Derba.          


Entre as intervenções previstas estão a implantação de nova pista de pouso e decolagem com 1,8 mil metros - com possibilidade de ampliação para 2,2  mil metros - e da pista de ligação com 180 metros, construção de pátio de estacionamento de aeronaves com 7,5 mil metros quadrados e do terminal de passageiros com 345 metros quadrados; estacionamento de veículos, via de acesso e demarcação com cerca.


Canavieiras


O aeroporto de Canavieiras está situado em local plano cuja ocupação do solo varia de urbana para rural e atualmente está interditado. Nesse sentido, tem capacidade de se expandir apenas na direção das áreas rurais. O complexo tem área patrimonial de 42,07 hectares, pista de asfalto nas dimensões 1.340x30 metros e terminal de passageiros medindo 520 metros quadrados.


O terminal é de propriedade do governo estadual e é administrado pela prefeitura de Canavieiras. A intervenção neste aeroporto consiste na construção do muro no perímetro da área patrimonial, que vai solucionar as interferências de vizinhos ou invasões. Além disso, o muro vai proporcionar mais segurança e proteção ao aeroporto.


Ilhéus


A Seinfra já selecionou e apresentou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) uma área às margens da estrada Ilhéus/Itacaré para implantação de um futuro aeroporto. O local já foi aprovado pela Anac e o processo está em fase de levantamento poligonal da área a fim de permitir a edição do decreto de desapropriação por parte do governo do Estado.


O novo aeroporto está estimado em R$ 155 milhões e a previsão para o início das obras é em 2008. Os valores deverão ser financiados por recursos do Orçamento da União, através do Profaa, e do Estado. O atual aeroporto é administrado pela Infraero.


Porto Seguro


O aeroporto internacional de Porto Seguro - o segundo em movimentação na Bahia, com uma média anual de 790 mil passageiros. As obras, previstas para serem iniciadas em 2008, incluem a recuperação da pista de 3 mil metros. Também está previsto ampliar a pista principal, no entanto, é necessária a autorização do Iphan (Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) pelo fato do aeroporto terminar em uma área tombada.


Caso não haja a autorização do Iphan, a Seinfra deverá construir um novo aeródromo na localidade de Pindorama, entre Porto Seguro e Eunápolis (a 10 km do atual), cujo valor está orçado em R$ 150 milhões


Salvador


Já na capital baiana, está prevista a implantação de um sistema viário de acesso ao Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, que inclui a construção de viadutos e alças de acesso, orçado em R$ 42 milhões.  A licitação deverá ser feita ainda este ano, com previsão de início das obras no início do próximo ano e conclusão em 2009.


Também está previsto no orçamento do Plano Diretor deste ano, conforme a Infraero, R$ 11,9 milhões para o recapeamento e conservação da pista principal do aeroporto, contemplando 3 mil metros. O processo licitatório está em andamento e as obras deverão começar em menos de 45 dias, prazo previsto para conclusão da licitação.Durante a execução das obras, as aeronaves passarão a utilizar a pista auxiliar, que acabou de passar por uma ampla reforma de recuperação. A última reforma da pista principal aconteceu há sete anos.


Segundo a Infraero, em setembro, um novo plano diretor começará a ser executado e visa a ampliação do aeroporto, como salas de embarque, um novo estacionamento, além da construção de uma nova pista de pouso e decolagem de cerca de 2,5 mil metros.


Responsável por mais de 30% da movimentação de passageiros do Nordeste, pelo terminal de passageiros circula diariamente cerca de 35 mil pessoas. O aeroporto recebe 250 pousos e decolagens, 100 vôos domésticos e 16 internacionais diários.


Valença


Com uma pista de 1.800 metros, incluindo balizamento noturno, pista de táxi e pátio, o aeroporto atende a demanda turística de Morro de São Paulo, Valença e região, mas não possui tráfego de vôos regulares. A maior demanda do aeroporto ocorre na alta estação (dezembro, janeiro, fevereiro e julho).


Construído em 1997, através de um convênio entre o Ministério da Aeronáutica, governo do Estado e a Concessionária MPE (Montagem e Projetos Especiais S/A), o terminal nunca passou por intervenção, seja de ampliação ou conservação. A concessionária ainda não implantou o NDB (Non Directional Beacon), equipamento conhecido como rádio farol não direcional. A ausência do aparelho gera problemas na operação de aeronaves de grande porte.


De acordo com o diretor-executivo da Agerba, Antonio Lomanto Netto, a MPE poderá perder a concessão caso não tome as devidas providências. "A Agerba já enviou dois ofícios comunicando a empresa responsável. O último enviado foi na última sexta-feira, dando o último prazo de 30 dias para que a concessionária adote o procedimento exigido, sob pena da suspensão do contrato", afirmou.