Economia

INDÚSTRIA BAIANA DÁ SALTO E PASSA A SER A 5ª DO PAÍS

A notícia não poderia ser melhor para o governador Paulo Souto que deixará o governo em 1º de janeiro de 2007, com mais essa vitória.
| 19/12/2006 às 11:20
A indústria de transformação da Bahia passou o Paraná e Santa Catarina e agora é a 5ª do país com a participação de 5.9%, e já está no encalço do Rio de Janeiro que tem 7.5%. O secretário de Planejamento do governo, Armando Avena, diz que os vetores de crescimento são a indústria automobilística, de calçados e de papel e celulose. A Bahia ocupava a 7ª posição, em 2001, e atingiu a 5ª pelos dados do IBGE, em 2004.
O crescimento da indústria de transformação também é evidente na participação do Produto Interno Bruto (PIB). A indústria baiana vem crescendo o dobro da nacional, sistematicamente, desde 2003.O presidente Lula da Silva deverá anunciar neste final de ano um pacote de medidas para destravar a economia. A idéia é tirar o Brasil do marasmo e crescer pelo menos a 5% ao ano do PIB. Hoje, o Brasil, na América Latina e Caribe só cresce mais do que o Haiti.