Local tradicional frequentado por clientes cativos, grupos de senhoras e senhoras que passam momentos de lazer e prazer, às tarde e às noites, em seu salão ou na terrasse num ambiente bem familiar. Estive para um almoço com a madame Bião de Jesus, no último mês de junho e além de sermos bem atendidos comemos refeições deliciosas. Há menus cujos preços variam entre 16 e 35 euros e uma básica carta de vinhos com excelente seleção de franceses.
O restaurante é charmoso, intimista, agradável e localizado fora do circuito turístico de Paris, sempre agitado e num corre-corre intenso, um excelente local para aproveitar a cozinha litorânea francesa. No salão, o ambiente é bem iluminado - aparentemente de luxo - com jarros contendo flores e uma decoração discretíssima e bem colocada com fotos nas paredes.
Os pratos servidos são de primeira qualidade e como não estava naqueles dias com a melhor digestão solicitei uma Moussaka Veggie, uma comida vegetariana com berinjela-tomates, queijo, mascarpone Filadélfia, coentro e pinhões. Trata-se de um prato gratinado que vai ao forno, alternando camadas de berinjela, tomate, manjericão e queijo feta cobrindo com molho a cada vez.
La madame Bião solicitou uma das estrelas da casa, o filet de loup sur la braise cozido no churrasco japonês, musselina de ervilhas com hortelã, molho cítrico virgem. Uma nobre pedida, um dos pratos mais servidos na casa, obviamente com tacinhas de Chardonnay branco.
A comida francesa, em especial os frutos do mar, que são muitos e bem preparados, exige o desfrute dos vinhos e a França, nem precisa dizer, tem uma variedade enorme desde Saint-Émilion - os mais antigos da região francesa de Bordeaux- ao Chablis - vinho branco mais famoso do mundo e produzido em uma região ao norte da Borgonha e que leva a uva Chardonnay na composição.
O L'Armandie fica localizado próximo ao Parque de Saint-Lambert nas imediações da Rue du Commerce. O parque foi criado em 1933 pelo arquiteto George Sébille, no local da antiga fábrica de gás Vaugirard, e sua praça é classificada como monumento histórico. Há várias estátuas nos corredores arborizados do parque: um cachorro de René Paris (1928), filhotes de urso de Victor Peter (1928) e um baixo-relevo (1939) de Auguste Guénot. A praça possui dois gramados simétricos e um terraço em forma de leque. Oferece vista para a Torre Eiffel. Há também áreas de lazer para crianças, um pequeno teatro ao ar livre, bem como um jardim compartilhado associativo.
A Rue du Commerce abriga as principais lojas do comércio francês ao mesmo tempo em que ainda guarda um certo clima provinciano. No inicio do século XIX, nasceu o Vilarejo de Grenelle e a Rue du Commerce se fixa como a rua principal, criada para atrair os comerciantes para a região. Os imóveis a serem construídos ali deveriam possuir, além do térreo, quatro andares e mais um andar para o sótão, para abrigar as lojas, e os outros andares, a residência do comerciante.
A construção da igreja Saint Jean Baptiste (São João Batista) e do Square du Commerce, ambas na primeira quadra do século XIX, fixaram os habitantes neste sub-centro sem a necessidade de ir a Paris. Havia, portanto, um parque para lazer, uma igreja para rezar e um comércio para compras e áreas de serviços, hoje, com muitas tendas de comidas, eletrônicos, bikes e lojas de frutas e verduras.
O L'Armandie fica nessas imediações , mas, fora do Parque e também da Rue du Commerce, num cantinho da Rue Petel em direção a outro templo religioso, a ireja de Saint-Lambert e a Avenue Vaugiaud que é uma das mais longas de Paris.
Diria que fica num jardim do Éden, descrito na bíblia como o paraíso.
---------------------------------------
L'Armandie- Restaurant
2 Bis Rue Petel
Próximo ao Parque Saint-Lambert
Metrô linha 8 Commerce
Metrô linha 12 Vaugiraud
Moussaka Veggie 16 euros
Filet de loup (robalo) 19 euros
Taca de Chardonnay 6 euros
Fone 33 (0) 1 45 32 94 05
armandie@armandie,com
www.armandie,com
Classificação 4 DONS