Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO, MONGE, APRECIA PINOT NOIR E QUEIJOS NO SEVRES BABYLONE

Um local onde Dom Franquito se sentiu com a sabedoria dos monges
01/07/2022 às 15:53
      A Rue de Bac, em Paris, é sui generis. Nela está o Le Bon Marché, a primeira loja de departamento em estilo moderno da cidade, isso no século XIX, fundada em 1838, até hoje uma das mais frequentadas pela qualidade dos produtos vendidos, as grifes e as lojas tec, e nas proximidades está a Capela de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa no local onde a noviça (hoje, santa) Catharine Labouré presenciou 3 aparições da Virgem Maria. E há lojas chics em toda sua extensão e restaurantes do mesmo naipe como o Antiquarius.

   Adiante está Sèvres Babylone, um quartier igualmente charmoso, um lugar de confluência com o Boulevard Raspail com seus edifícios dos séculos XVII e XVIII combinando com os antigos conventos de Saint-Germain des Prés, também próximo. Por essa circunstância diz-se que Sèvres é mais do que um bairro, uma junção elegante dos três locais. 

   A estação de metrô data de 1910. Segue em direção do antigo caminho que levava no século XIII de Paris para Sèvres e  também a rue de Babylone, na planície de Grenelle, cujo nome se deve ao bispo local - Jean Duval - chamado Monsieur de Babylone. 

   Adoro essas histórias e Paris tem, por sua idade longeva, muitas histórias que remetem a idade média, especialmente nessa área que poderiamos chamar de central à margem esquerda do Sena.

   Por coincidência, até porque não conhecíamos detalhes dessa história e do local, depois de visita a Capela de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e ao Le Bon Marché, yo e la madame Bião de Jesus, nos sentamos num bistrô restaurant que se chama Sevres Babylone localizado numa praça, pero com o endereço do Boulevard Raspail. 

   Ficamos, pois, na terasse, numa posição estratégica, na 'confluence', vendo quem cruzava a Raspail em direção a Grennele e quem saía do Bon Marché em direção a estação do metrô. 

   E, para encutar a conversa, solicitamos ao jovem garçom Anry taças de chardonay e de pinot noir para fazer como os franceses fazem: apreciar o tempo passar, a paisagem, as pessoas, os chapéus das madames, os looks, bebericando algo saboroso.

   Vinho é sinônimo de delicadeza, sabor, concentração, harmonia, tudo de agradável quando se bebe lentamente e falando sobre monges e freiras ou comentando trechos da sabedoria proustiana em busca do tempo perdido.

   Assim ficamos e Anry nos serviu um assortiment formeges, como o próprio nome revela, uma variedade de queijos, o que só despertou o desejo de mais tacinhas de chadonay e de pinot noir. 

   Assim é Paris, assim participa-se de um 'happy-hour' vendo como os monges eram sábios e escolherem esses arredores para viverem na idade média e ainda hoje vivem e desfrutam dos bloulevards e jardins particulares.

   Yo, com minha freira, nos sentimos em casa e seguimos para casa após agradecer os serviços ágeis e atenciosos do jovem Anry nos dirigimos a estação do metrô, bem próxima, e seguimos nosso destino.

--------------------------------------- 
Sevres Babylone Restaurant
46 Boulevard Raspail
Fone 01 45 48 87 17
Chardonay dose 6 euros
Pinot noire dose 7.5 euros
Assostiment formages 9,5 euros
Classificação 3 DONS