Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO CONHECE O BISTRÔ 153, EM SERRINHA, LOCAL À MODA PARIS

Fica localizado na Av Manoel Novaes 153 com a Praça da Bandeira e tem comidinhas e petiscos deliciosos sob comando da Nalu Teles
28/04/2022 às 11:52
     Sempre que vou a Serrinha me surpreendo com alguma coisa nova e agradável na minha área de atuação que é a gastronomia, a boa mesa, lugares bons de serem frequentados. Na última semana santa, depois de ir ao "Pimenta Rosa", bar e restaurante agitado, borbulhante, e passar pelo "Bacalhau da Barão", furdunço de rua, deparei-me no cotovelo da Praça da Bandeira com a Manoel Novaes com um barzinho chamado "Bistrô 153".

  Pareceu-me agradável. Cubei, fotografei e segui adiante. À noite da Aleluia retornei ao local com lá señora Bião de Jesus, mi nieta Luna Rosa e a senhora Antonia Leda. E, sem surpresas, porque quando miro um local sei o que pode oferecer de bom, fomos recebidos pela senhora Nalu Teles, a proprietária, gerente, promoter e também atendente, com gentileza que lhe é própria, mui simpática, que nos acomodou num canto do bistrô numas marquesas - cadeiras de palhinha. Já valeu a ida. 

  O "Bistrô 153" é ambiente intimista como recomenda esse tipo de bar e restaurante. É claro que não estamos em Paris, a terra dos bistrôs mais famosos do mundo, e sim em Serrinha, no luar do sertão, da carne de bode e da cerveja, das esporas e dos mourões. 

 Paris, onde estou a caminho, é a cidade dos bistrôs. Esses pequenos restaurantes fazem parte do cotidiano dos franceses onde eles comem bem, conversam, tomam café, bebem vinho da casa e se divertem. E os turistas, como yo, amamos. Diz-se que, para se sentir parisiente é preciso sentar-se na mesa de um bistrô.

  Ora, meu caro! de qualquer sorte a proposta da Nalu não é ser Paris, nem servir comidinhas francesas, mas, ter um ar, um clima, um quê de um bistrô. E isso, nos pareceu, ela conseguiu. No o 153 há esse clima intimista e os clientes se sentem como se estivessem em casa. Podem até escolher a cerveja num freezer vertical, pegá-la e levá-la à sua mesa.

  Nalu diz que dá para ter um controle dessa intimidade do clientes com o bistrô porque os ambientes são pequenos - dois pequenos salões na parte interna, duas ou três meses na calçada da praça da Bandeira - seleção musical de qualidade, momentos em que uma turma jovem (vide foto) toca violão e trumpete com surdina executando músicas da mpb - inclusive o filho da Nalu e um sobrinho - som baixinho, aconchegante, e um serviço básico em petiscos, cafés, pratos principais, vinhos, crevejas e drinks.

  Diria, sem muito saber porque só fui ao local uma vez, que entre os drinks os mais pedidos são o de morango com vodcka (18 reais) e o gin tônico (18 reais); o café, preferência para o cappucino expresso (8 reais) e também para o chocolate gelado (14 reais);  para petiscar os dadinhos de tapioca (18 reais), batatas fritas (16 reais) e as tulipas de franco (20 reais); e de principal, o carro chefe é a costelinha com batatas rústicas (48 reais); vinho, a taça do suave (10 reais).

  - Tá de ótimo tamanho - comenta Nalu - acrescentando que o bistrô abre das quintas aos sábados a partir das 19h até 23 horas o serviço da cozinha fechando a meia noite. "Temos recebido recomendações para abrirmos aos domingos e prolongarmos os horários dos dias que já funcionamos, mas, tenho me contido nessas direções porque a nossa equipe é pequena, tem o transporte do pessoal de apoio na cozinha e tudo isso demanda um planejamento".

  Mas, a vida como ela é. A depender da demana é claro que o 153 vai avante. 

  O importante é não mexer na proposta e deixar o local como sendo bistrô, pequeno, agradável, aconchegante, intimista, bem no modelo parisiense. Quem conhece Paris sabe que, às vezes, pena-se para achar um lugar num bistrô, mas, quando se acha, o conforto e o intimismo é de tal ordem que não quer se sair.

-----------------------------------------------
Bistrô 153
Av Manoel Novaes, 153 - Serrinha, Bahia
Funciona das quintas aos sábados
Das 19h às 23 horas
Ambiente arejado, intimista
Não tem ar refrigerado
Mesinhas tamném na calçada da Pça da Bandeira
Cervejas preços variados
Uisque Buchannas 20 reais
Costeletinha 48 reais
Água com gás 3 reais
Recebe todos cartões
Classificação 3 DONS