Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO foi comer o feijão de Lindu e acabou indo ao Oriente

Comidinha da melhor qualidade com sushis bem preparados e de ótima textura
12/11/2016 às 07:17
   Semana passada estive no Mercado Central de Camaçari para fazer feira e adquirir farinha, beijus, frutas, verduras e também passar na tenda de Manoel para comprar amendoins, camarões secos e castanhas de caju assadas em fundo de quintal. 

  Uma maravilha. La señora Bião de Jesus adorou e provou da farinha do Onha, de Santo Antônio de Jesus, com pequenas porções lançadas a boca, conheceu dona Damiana do Beiju, uma ssenhora que trabalha no mercado há 12 anos e veio de Alagoinhas para Camaçari tentando melhorar de vida; e também provou dos camarões de Sêo Manoel e dona Rita.

  - Aqui pode provar para a freguesa tirar dúvidas e verificar que o produto é de boa qualidade, disse ele.

   - Muito bem, é assim que se faz. Lá na Ceasinha do Rio Vermelho, em Salvador, os donos de barracas dizem que camarão não é tira-gosto e não deixa a gente provar - confessou ela.

   Enquanto isso eu comprava um pedaço de melancia na tenda ao lado, das melhores por sinal, com sabor bem adocicado.

   Después, fomos ao Restaurante do Lindu comer o feijão do Lindu, mas, perdemos a hora com o caminhar no mercado e quando chegamos na tenda do negão o feijão tinha acabado.

    Aí comentei com o atendente que acabara de passar o cadeado no portão do restaurante. 

   - E aí, meu, hoje é sábado, e não tem mais nada?

   - Já passa das duas e meia horas da tarde e o feijão vendeu todo, respondeu o gajo.

    Não tivemos outro jeito senão procurarmos novo local para comer, a essa altura com a fome batendo em nossa porta.

   Quando nos dirigimos ao carro para irmos embora, ainda ouvimos uma brincadeira do garçom cantarolando, 'acabou...acabou... o feijão do Lindou acabou'.

   Que sacripanta esse camarada. Mas, faz parte essa gozação. Quem mandou chegar atrasado.

   Daí fomos parar no Boulevard Shooping, o novo 'point' da classe média de Caçamari, recém inaugrado, ainda cheirando a leite e com alguns pontos de lojas por abrir.

   E nos demos bem ao escolhermos o Restaurante Oriente com comida de ótima qualidde e um chope da Heineken - meu predileto - com caneca gelada.

  Aproveitamos para escolhermos o melhor em verduras veganas, carnes de porco deliciosas em vários sabores e boa variedade de sushis, sashimis, hosomakis, norimakis, tudo de ótima textura, a base de arroz, sopa de misso, peixe ou carne. E mais, os molhos sake, o shyu e o wasabi.

   Como la señora Bião não estava bebendo algo com teor alcóolico e assumiria o volante de retorno a capital baiana, meu chope desceu redondo e pude delicir essas comidinhas tipicas do Japão, da China, da Correia, num Oriente generalista e acoilhedor.

   A decoração da casa tem motivos japonese com florais e figuras humanas usando aquelas tradicionais pequenas sombrinhas.

   Diria que a vida como ela é, tomando emprestado a célebre frase de Nelson Rodrigues, o cronista pernambucano de pena afiadíssima, fomos a Camaçarti a feira e com propósito de comprar termperos verdes e apreciar o feijão do Lindu e acabamos, de fato, adquirindo coentros e camraões secos e nos deliciando com a comida do Oriente.

  Se oriente rapaz, lá vem eu agora copiando Gilberto Gil, canção de 1972, quando o bardo mandava se orientar pela Constelação do Cruzeiro do Sul. Considere, rapaz/ a possibilidade de ir pro Japão/ num cargueiro do Loyde lavando o porão/ pela curiosidade de ver/ onde o sol se esconde.

   É isso, no Restaurante Oriente, cantinho acolhedor do Boulevard de Camaçari, tem-se essa sensação de estar no Japão por uns instantes.
-------------------------------------------------------------------------------- 
Oriente Restaurante
Primeiro piso
Boulevar Shooping Camaçari
Rodovia BA 535
Área Urbana de Camaçari, Bahia
Fone 71.3125.0847
Combinado R$30,00
Chope caneca R$11,00
Aceita todos os cartões
Estacionamento gratuito
​Classificação 3 DONS
Abre todos os dias no horário comercial do shooping