Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO vira rei por um dia no Cosel Palais e um cedro à mesa

Dresden é uma das mais apaixonantes cidades do interior da Alemanha
20/11/2015 às 18:38
É raríssimo para nosotros jantarmos nas dependências de um palácio, quer seja da realeza européia; quer das repúblicas e ditaduras latino-americanas.

   Creio que jamais seremos convidados pela queen Elizabeth II para um faisão regado a vinho branco no Buckingham; ou para uma codorniz à moda cearense no Itamaraty Palace.

   A realeza da madame Bião de Jesus, no máximo, se aproxima do Paranaguá Palace, de Ilhéus, ela que tomava banho nas termas reais do rio de Contas.

   Mas como tudo na vida não fica apenas nos desejos, nos sonhos, e yo outro dia sonhei que estava em Versalhes jantando e aconselhando monsieur François Hollande, el presidente francês em apuros com os atentados do EI, tive a oportunidade, real, recente, de almoçar no Cosel Palais, de Dresden, Alemanha, cidade antiga sede imperial da Saxônia e Polônia do rei Frederico Augusto, el forte.

   Dresden é um encanto de cidade, a Florença da Alemanha às margens do Rio Elba. Um local que a pessoa se apaixona a primeira vista.

   Uma cidade emblemática. Durante a II Guerra Mundial, final do episódio, as forças aliadas despejaram uma enxurrada de bombas em ataques aéreos, dias 13 e 14 de fevereiro de 1945, destruindo quase toda a cidade e matando mais de 25 mil pessoas civis.

   Foi considerada uma das maiores carnificinas da guerra, uma vez que a essa alutra, a chamada 'guerra total' estava perdida pela Alemanha e os aliados sabiam disso. Ainda assim, destruiram Dresden.

   O centro histórico e arredores foi abaixo incluindo o Cosel Palais e a Frauenkirche (igreja de Nossa Senhora), bem como o Zwinger e os palácios Morizburg e Pillnitz. Nos anos 1960, uma campanha mundial para reconstruir a Franeukirche teve apoio e contribuição de norte-americanos capitaneados por Henry Kissinger, o poderoso diplomada do Tio Sam.

   Hoje, passados 70 anos desse trágido episódio, quase tudo foi reconstruido e a proximidade da igreja dos jardins do Cesel Palais é tanta que poderia tocar com as mãos a catedral.

   Quem nos atendeu no Cosel Palais Grand, hoy, Café & Restaurant foi a garçonete Jessica Toppich e optamos por ficar no Spiegel Salon. 

   O local é monumental, belíssimo, erguido em 1762 pelo Conde Cosel filho de Augusto, el forte, e a sua famosa amante, um edificio de cinco pisos com a grade do pátio principal pré-arqueada e os grupos de estatuetas móveis.

   O restaurante tem outros vários salões: o Rosenzimmert (todo rosa) com capacidade para 250 pessoas, o mit 54 Pätzen, o Porzellanzimmer (das famosas porcelas de Meiben) e o Vozelmimmer.

   Haja luxo e extremo bom gosto em cada um deles. Herança da força que teve essa mulher, querida e odiada pelo rei. Num lugar dessa natureza brindamos un vino da terra Weibweinschorle branco com prazer imenso.

   De principal, solicitamos a graciosa Jéssia pratos da culinária local, da Saxônia antiga, um filé de cedro com jámon serano y queso de cabra; e um assado de carne de Dresden releno com queso.

   Nos lembramos que estávamos na terra de Augusto, el forte, e no palácio que leva o nome de sua amante. 

   El rei era tão apaixonado por ela que ergeu um outro palácio em sua homenagem  - o Taschenbergpalais , hoje um hotel - e quando não mais a quis, prendeu a condessa num castelo medieval em Stoplen, onde ela viveu entre 1716 e 1765, primeiro como prisioneira e depois da morte de Augusto, voluntariamente.
 
   Dresden tem muita memória desde 927 d.C., música, museus, cultura e essa incrível história de amor e ódio de um rei poderoso cujos dominios se estendiam até a Polônia, e sua amante arrebatadora.

   E yo, com mi condessa, brindando a vida
-------------------------------------------------------- 
Coselpalais Grand Café & Restaurant
An der FraauMünzgasse 12
Fone 0351 486 24 44 
01067 Dresden Alemanha
info@rauk-buetting
www.coselpalais-desden-de
Cocina germano francesa
Assado de carne 12.50 euros
Filé de cedro 14.90 euros
Weibweinschorle cada tacinha 4.5 euros
MWst 19% sobre valor da conta
​Gorjeta por conta de cada cliente
Classificação 5 DONS