Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO vai ao Spital restaurante com 700 anos de história

Um restaurante com muita história e uma comida típica da Alemanha além da ótima cerveja
16/10/2015 às 13:34
 Nuremberg é uma cidade emblemática na Alemanha. Seu Campo dos Zepelins serviu de local do marketing de grandeza do partido Nazi e da megalomania de Hitler. A cidade foi quase toda destruida por bombardeios no final da II Guerra Mundial e ficou famosa em todo mundo por abrigar em seu Palácio da Justiça os julgamentos da cúpula nazista (Julgamentos de Nuremberg) que resultaram na condenação e execução de generais da SS.

   Em Nuremberg, tive a oportunidade de ir ao Heilig Geist Spital um restaurante com uma história de 700 anos, local que abrigou uma ala do Hospital do Espírito Santo fundado pela ordem teutônica no século II e inaugurado em 13 de março de 1339.

   História do tempo europeu de São Francisco de Assis e Santo Antonio. O Heilig surge com o apoio de entidades empresariais (fazendas, moinhos) com doações para atender a população. 

   Em fevereiro 1406 Fritz Início Dorfer doou 1.200 florins para ajudar os pobres de Elisabeth u. Heilig-Geist-Spital. Nessa época, o vinho dourado tronco e a cerveja foram servidos em horários específicos. 
Esta tradição tem sobrevivido até hoje e ainda é servido no restaurante do chamado "Espírito Santo Vortrunk". 

   Doações maiores para essa Fundação vieram de Herdegen Valzner e Konrad Gross. Hoje os túmulos dos dois patronos mais importantes do Espírito Santo Hospital estão situados no subsolo.
 
   Na verdade, trata-se de um complexo igreja hospital, basílica de três naves laterais no estilo das ordens mendicantes, projetado no início da construção em apenas 200 leitos, sendo decidido em 1487 pela Câmara Municipal aumentar a Heilig-Geist-Spital e realocar os edifícios do hospital da área de inundação do rio Pegnitz. 

   O arquiteto Ulrich Kraft e Sebald de Moren começaram em 1488 o novo edifício no braço norte do avanço Pegnitz. Isto provou ser extremamente caro e arriscado por causa do terreno pantanoso, e desafiador para as suas condições estáticas tempo. 

  Com a II Guerra Mundial o complexo foi bombardeado e partes do Espírito Santo Hospital foram reconstruidas no original, sediando, na atualidade, um restaurante. Há, noutra parte da cidade, adjacente ao rio, uma nova área de abrangência hospitalar e de acolhimento de idosos.

  O restaurante é bem decorado e sem luxos. Frequentado pelos nativos e pelos turistas. É uma referência na cidade. Todo mundo que a visita quer conhecê-lo e almoçar por lá. O atendimento dos garços é primoroso em rapidez, pero, sem elegância.

  Yo solicitei um Lebershnitten - fatias de fígado com creme de maça, cebola e batatas cozidas ao ponto; e la señora Bião de Jesus uma Nürnberger Rostbrawürstchen - salcicha de origem alemã composta de carne de porco, vaca e por vezes vitela.

   Dois típicos pratos da culinára bávara. Não poderia ser diferente. Imagine-se chegar num local desses, com tanta história, e pedir uma salada mista. Não dá.

   Para acompanhar esses pratos solicitamos ao "urso da floresta negra" - assim apelidei o garçom - duas tuliponas da cerveja Turchen Heizem. Apetitosa.
 
  As fatias de fígado estavam deliciosas. Bem passadas, quase crocantes, como gosto. E o molho de maçã levíssimo, uma delícia. As salcichas apreciadas pela madame Bião são muito populares em Nuremberg e servidas num prato metálico em forma de coração.

   São conhecidas como Bratwurst. A palavra brät- significava carne cortada em pedaços pequenos e -wurst significava salsicha, tal como hoje. Apesar de a palavra brat em bratwurst descrever a forma como as salsichas são fabricadas, é frequentemente confundida como derivada do verbo braten, que significa fritar ou assar. 

    Na Alemanha, estas salsichas são frequentemente consumidas com uma mostarda alemã picante ou doce, com ketchup e uma torrada ou cortadas em rodelas e comidas como Currywurst. São também frequentemente servidas num pão pequeno alemão e acompanhadas por uma cerveja. Estes pães com bratwurst são muitas vezes vendidos nas ruas, sendo frequente serem consumidos em pé.

   Fizemos a nossa parte conhecendo um local histórico da cidade e apreciando sua comida típica. Nada excepecional. Diria trivial. Algo comum nessa região da Alemanha. Mais vale a história do local e sua presença nesse sitio.
-------------------------------------------------------------------------------------- 
Heilig Geist Spital Restaurante
Spitalgasses, 16 - 90403, Nuremberg
Fone: 0911 22 17 61
www.heilig.geist.spital.de 
info@heilig-geist-spital-de
Leberschnitten (fígado) 11.9 euros
Bratwurst (salcichas) 13.2 euros
Cerveja Heizem 3.9 euros
Taxa de serviço MWST 19% sobre a conta
Governo cobra essa taxa em todos os bares e restaurantes da Alemanha 
Gorjeta do gaçom fica a critério da cada cliente
Aceita cartões internacionais
Veja dias de funcionamento e reservas pelo site
Classificação 3 DONS