Direito

BAHIA TERÁ 48 REPRESENTANTES DE FACULDADES DE DIREITO EM COMPETIÇÃO

Bahia terá 48 representantes de faculdades de Direito na maior competição de arbitragem e mediação do país
IDEE Corporativa , Salvador | 18/10/2025 às 08:35

Bahia contará com 48 estudantes de Direito das principais instituições de ensino do Estado na XVI Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial (CBAM), a maior vitrine acadêmica da arbitragem e mediação do país. O evento, realizado em São Paulo de 22 a 25 de outubro, visa fomentar o setor de arbitragem e incentivar a formação de futuros árbitros. A realização é da Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial – Brasil (CAMARB), que possui escritório em Salvador.

A competição reunirá cerca de 67 equipes universitárias e mais de mil e trezentos alunos de graduação em direito de todo o Brasil, que terão a oportunidade de vivenciar na prática simulações de casos complexos de arbitragem e mediação empresarial. São centenas de jovens de todas as regiões do país e até de Portugal - uma equipe virá de lá para o certame.

Na CBAM, os competidores são desafiados a resolver um caso fictício, por meio de arbitragem ou mediação empresarial, estruturados em equipes compostas por até vinte membros. Os estudantes podem competir na Arbitragem ou na Mediação, sendo o mesmo caso utilizado para ambas.

A cerimônia de abertura será realizada no dia 22 de outubro, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, com uma homenagem ao professor Hermes Marcelo Huck, referência nacional no tema. Titular da USP, com doutorado pela mesma instituição e mestrado pela University of California, Huck é reconhecido por sua contribuição à difusão da arbitragem no país.

Estarão presentes na cerimônia Christian Sahb Lopes, presidente da CAMARB, professor titular de Direito Civil da Universidade Federal de Minas Gerais e sócio fundador do Vilas Boas, Lopes e Frattari Advogados; Caroline Gomes de Moura, vice-presidente do CAMARB Jovem e advogada do Demarest Advogados; e Victória Feres de Marco, vice-presidente da Competição e advogada do Stocche Forbes Advogados, entre outros nomes de destaque da comunidade jurídica.

Números crescem a cada ano

A arbitragem empresarial segue em franca expansão no Brasil. Segundo a pesquisa “Arbitragem em Números 2024”, publicada anualmente pela professora Selma Lemes, os procedimentos arbitrais iniciados em 2023 movimentaram R$ 29 bilhões, totalizando 318 novos casos nas principais câmaras do país. Somadas às demandas em andamento, o número de arbitragens chegou a 1.035 — um indicativo da confiança crescente de empresas e investidores nesse método privado de resolução de conflitos.