Profissionais lotaram o salão de eventos de centro empresarial na capital
MR , Salvador |
21/08/2024 às 19:32
Advogados preocupados com o futuro
Foto: DIV
Grupos de advogados da Bahia se reuniram na noite desta terça-feira (20), em um centro empresarial na capital, para discutir os rumos da advocacia baiana. Entre os cerca de 80 participantes, advogados experientes, jovens e recém-formados, que atuam em Salvador e no interior do Estado. Todos unidos pelo mesmo propósito: trazer para o debate, as ideias, os problemas do dia a dia da profissão, através da troca de experiências. E, além disso, avançar: com bons exemplos do que já vem dando resultado e com o que surgir nos próximos encontros que devem acontecer de forma periódica.
O projeto Jovem Advocacia Dativa é um dos bons exemplos que tem dado resultado, no estado. E foi utilizado pelo mediador do encontro, o advogado criminalista Levy Moscovits, como exemplo de que a força de vontade faz a diferença. "A gente pensou esse projeto em um dia, no dia seguinte já estavam acontecendo as reuniões com os alunos que queriam participar. Fomos indicados ao prêmio Innovare e hoje desenvolvemos atividades com jovens profissionais auxiliando-os a atuar na esfera criminal. Já alcançamos 20 comarcas onde não há Defensoria Pública", destacou Levy.
Advogado trabalhista com larga experiência, o conselheiro da OAB-BA, Cláudio Melo, exaltou o encontro. "É o momento da gente reunir ideias, ouvir todos os colegas, trazer as experiências para exercer com mais dignidade a nossa profissão". Melo foi precedido do mestre em ciências penais, o advogado Ibsen Noronha Fernandez, que trouxe exemplo prático da busca pela dignidade no exercício do direito. “Muitos de nós encontramos dificuldades no nosso dia a dia, quando poderíamos discutir soluções com o próprio judiciário. Soluções práticas e efetivas para a melhoria do sistema jurisdicional como um todo", ponderou. Noronha foi acompanhado do mesmo raciocínio, pelo advogado David Bellas e, também, pelo ex-presidente da OAB e procurador do município de Vitória da Conquista, Gutemberg Macedo.
O advogado trabalhista Yves Freire e o advogado criminalista Abel Martins Guerra Lima trouxeram exemplos pessoais na advocacia para exemplificar o que pode ser mudado, para melhor. Enquanto Yves falou da realidade com a Justiça do Trabalho, Abel trouxe experiências suas e de colegas. “É comum escutar que servidores e magistrados não querem atender advogados, mas ao invés de fechar portas, precisamos criar pontes, chamar para o diálogo e mudar esse cenário que não precisa ser eterno”, assinalou.
Durante o encontro os participantes comentaram sobre a política da Ordem. A maioria já declarou que sabe das candidaturas anunciadas de Daniela Borges e Ana Patrícia, esta pela oposição. Quanto ao anúncio do vice-presidente Hermes Hilarião, ficou evidente que foram informados pela mídia e preferiram não comentar. Yves Freire destacou que o momento era de fortalecimento. "Nós viemos hoje discutir os nossos problemas e o nosso lugar, os nomes estão surgindo e as eleições irão ocorrer na segunda quinzena de novembro", arrematou.
Ponto alto da noite, a mestre e doutoranda em educação, a advogada Aline Batista Moscovits, exaltou a presença das mulheres no primeiro encontro do grupo de advogados. Ela convidou todas as advogadas presentes para a frente do público e, além de exaltar a participação e reconhecimento para as advogadas, franqueou a palavra às demais. "Estamos unidas e não queremos ser melhores e maiores. Queremos trabalhar juntas, juntos, com todos, com os mesmos direitos, em pé de igualdade", sentenciou.