Direito

SECRETÁRIO DA SEGURANÇA DIZ QUE ESTADO TEM REDUZIDO MANCHA CRIMINAL

A redução vem acontecendo desde 2023
Tasso Franco , Salvador | 18/06/2024 às 15:44
Secretário Werner falando à imprensa
Foto: SSP
   A Polícia Civil, por meio dos Departamentos de Polícia do Interior (Depin) e de Polícia Metropolitana (Depom), já localizou 279 criminosos durante a 13ª fase da Operação Unum Corpus, deflagrada nesta terça-feira (18), no interior da Bahia, em Salvador e na Região Metropolitana. 

Durante as ações na capital baiana, as equipes policiais, com o apoio da Coordenação de Operação e Recursos Especiais (Core), apreenderam 85 quilos de maconha, 15 quilos de cocaína e crack, um revólver calibre 38, um celular, insumos para refinamento de cocaína e embalagens para acondicionar drogas.

Entre as prisões no interior da Bahia, 48 pessoas foram presas em flagrante e 196 por força de mandado. Dos alvos alcançados, 95 são acusados de crimes contra a vida, 64 por tráfico de drogas e 63 por crimes contra o patrimônio.

As diligências estão em andamento, com medidas judiciais contra internos de unidades do sistema prisional, suspeitos de influenciar ações criminosas nas ruas.

COMENTOU DADOS DO ATLAS.
  
O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, participou de coletiva, também nesta terça-feira, 18, no Centro de Operações e Inteligência (COI), no CAB, e comentou os dados do Atlas. Apontou que, desde 2023, o estado tem apresentado redução na mancha criminal, segundo o Portal A Tarde..

“A gente respeita todo trabalho estatístico realizado. Temos feito o nosso trabalho estatístico aqui, fizemos ano passado um evento novo chamado "(RE) Alinhando Dados", onde chamamos todos os institutos para apresentar a forma da coleta de dados. A gente não esconde dados, diferente de outros estados que temos ciência. O atlas traz dados de 2022. Posso trazer informações de 2023 e 2024. Em 2023 tivemos o aumento do número de policiais, aumento na apreensão do número de armas, aumento no número de pessoas presas e 56 fuzis apreendidos. Naquele ano, acabamos com diminuição em todos os índices criminais", disse em coletiva nesta terça-feira, 18.

Ainda de acordo com o secretário, as taxas de redução permanecem no atual ano. "Em 2024, seguimos nessa mesma linha, apresenta mais de 700 policiais civis na instituição, temos quatro cursos de formação de nossas forças e continuamos diminuindo esses números. Hoje temos a operação com foco na diminuição de crimes contra a vida e demonstra o fortalecimento da polícia judiciária”, defendeu.