Direito

MADURO CONTRATA ADVOGADO DE JULIAN ASSANGE PARA SUA DEFESA EM NY

Com informações do El Nacional, Caracas
Tasso Franco , da redação em Salvador | 05/01/2026 às 14:24
Maduro é levado a audiência de custódia e o advogado Barry
Foto: El Nacional
  

  O ex-presidente Nicolás Maduro contratou o renomado advogado de defesa criminal Barry Pollack, conhecido por sua atuação no caso Julian Assange, para representá-lo no processo por narcoterrorismo que enfrenta no Distrito Sul de Nova York.

Pollack apresentou uma notificação formal de comparecimento ao tribunal na segunda-feira, indicando que assumirá a representação legal de Maduro neste processo. A informação foi divulgada pelo jornalista David Alandete, correspondente da Casa Branca, que compartilhou uma imagem do documento.

Barry Pollack, advogado de Washington com mais de 35 anos de experiência em defesa criminal, tem sido figura central em casos de grande complexidade, como o de Assange, e atuou em casos relacionados à segurança nacional, espionagem e crimes financeiros.
O advogado agora lidera a defesa de Maduro no caso de narcoterrorismo, no qual ele é acusado de conspiração para importar cocaína e do uso de armas destrutivas em uma rede internacional de tráfico de drogas.

A apresentação da representação legal feita por Pollack ao Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Sul de Nova York é um documento formal que confirma a representação legal de Maduro perante o tribunal, uma etapa do processo judicial.

Maduro compareceu perante um juiz federal.

Esta audiência ocorre após a captura de Maduro no sábado em Caracas, em uma operação das forças americanas que o transferiram para Nova York, onde ele compareceu pela primeira vez perante um juiz federal na segunda-feira ao meio-dia.

Juntamente com ele, sua esposa, Cilia Flores, também está implicada no caso e enfrenta acusações relacionadas ao tráfico de drogas.

Maduro e Flores foram transportados da prisão federal do Brooklyn de helicóptero até o tribunal, onde foram escoltados por um forte contingente policial.