Direito

RÚSSIA DIZ QUE NAVALNY MORREU DE SINDROME MORTE SÚBITA; MÃE: É MENTIRA

Com The Sun informações
Tasso Franco ,  Salvador | 17/02/2024 às 11:56
Alexei Navaly quando voltou a Rússia após tratamento na Alemanha
Foto: Facebook de Alexei

A mãe e o advogado do maior crítico de Putin foram informados de que ele havia morrido da doença bizarra enquanto esperavam para se despedir de seu corpo no necrotério.
Sua morte foi confirmada às 14h17, horário local, do dia 16 de fevereiro, segundo documento entregue à mãe de Navalny, Lyudmila Navalnaya.

O cadáver de Navalny não estava no necrotério de Salekhard – no Círculo Polar Ártico – para onde sua família foi informada pelas autoridades para onde ele havia sido levado.

A porta-voz de Navalny, Kira Yarmysh, exigiu que seu corpo fosse imediatamente entregue à sua família antes que de alguma forma desaparecesse.

As autoridades russas disseram mais tarde que atrasaram a liberação do corpo porque ainda não encontraram a causa da morte antes de revelar que era a síndrome de morte súbita, disse o proeminente aliado de Navalny, Ivan Zhdanov.

Yarmysh disse: “É óbvio que eles estão mentindo e fazendo de tudo para não desistir do corpo.

“Agora, o Comitê de Investigação afirma diretamente que até que a verificação seja concluída, o corpo de Alexei não será entregue a parentes.”

Yarmysh disse que foram orientados a ir ao necrotério de Salekhard para se despedirem de Navalny, mas quando chegaram estava fechado e não havia sinal do corpo de críticos do Kremlin.

Mas depois de alguns telefonemas, Yarmysh foi informado: “Eles não têm o corpo de Alexei no necrotério.
“Há apenas uma hora, os advogados foram informados de que a verificação foi concluída e nenhum crime foi apurado.

“Eles literalmente mentem todas as vezes, andam em círculos e encobrem seus rastros.”

As autoridades penitenciárias da Rússia disseram que Navalny ficou inconsciente e morreu após uma caminhada na temida prisão “Polar Wolf”, onde cumpria pena de três décadas.

Navalny, o principal crítico interno de Putin na Rússia, desafiou corajosamente o governo do tirano e a sua terrível guerra na Ucrânia.

Muitos de seus apoiadores temiam que ele fosse assassinado enquanto estava atrás das grades por seu forte apoio do público fora da prisão.

As imagens mostram uma mulher que se acredita ser Lyudmila na brutal colônia penal IK-3 Polar Wolf, no norte da Rússia, depois que a notícia da morte de seu filho foi anunciada.

Ela foi vista viajando em um carro preto usando máscara e óculos escuros para esconder sua identidade.

Muitos suspeitam das circunstâncias que cercam sua morte, depois que ele foi visto rindo e brincando com um juiz em uma videochamada na quinta-feira.

Sua família também disse que ele estava com boa saúde quando o visitaram na prisão, apenas três dias antes de sua morte.