Direito

PRINCIPAL OPOSITOR DE PUTIN NA RÚSSIA MORRE NUMA PRISÃO NO ÁRTICO

Com Le Monde informações
Tasso Franco , Salvador | 16/02/2024 às 15:06
Alexei Navalny
Foto: SOTA
   

O principal opositor do Presidente russo, Vladimir Putin, sobreviveu a uma tentativa de envenenamento em 2020. Quando regressou ao seu país, após meses de convalescença na Alemanha, sabia que acabaria na prisão. Ele morreu lá na sexta-feira, aos 47 anos.

Estas são as últimas imagens de Alexei Navalny vivo e resumem muito bem o personagem, o seu caráter e o seu martírio. Filmados pela mídia online Sota na quinta-feira, 15 de fevereiro, às vésperas de sua morte, mostram o opositor falando diante do tribunal de Kovrov via tela, de sua colônia penal de Kharp, no Ártico, como parte de uma das inúmeras disputas que o opôs à administração penitenciária.

Acabado de sair da prisão para comparecer, Alexeï Navalny aparece magro mas em boa forma, sorridente, capaz até de brincar com o juiz sobre o facto de as suas contas bancárias estarem vazias e de as decisões do tribunal “contribuírem para o seu esvaziamento”. Juiz e preso se separam cordialmente; até o porteiro uniformizado sorri. No dia seguinte, sexta-feira, 16 de fevereiro, a administração penitenciária anunciou sua morte. O prisioneiro de 47 anos deixa esposa, Yulia, e dois filhos, Daria, 22, e Zakhar, 15.

tERIA SIDO SOCORRIDO

O carismático ativista anticorrupção e inimigo número um de Vladimir Putin, Alexeï Navalny, 47, está morto, anunciou a administração penitenciária russa na sexta-feira, 16 de fevereiro. O advogado do oponente vai para lá, anunciou Kira Yarmysh, sua porta-voz, que sublinha que “ainda não tem confirmação”.

“Em 16 de fevereiro de 2024, no centro penitenciário número 3, o prisioneiro A. A. Navalny sentiu-se mal após uma caminhada e quase imediatamente perdeu a consciência. A equipe médica da instalação chegou imediatamente e uma equipe de resgate de emergência foi chamada. Todas as medidas de reanimação necessárias foram tomadas, sem resultados. Equipes de emergência notaram a morte do condenado, as causas da morte estão sendo estabelecidas”, disse em comunicado o Serviço Federal de Execução de Penas (FSIN) do Distrito Autônomo de Yamalo-Nenets, o Grande Norte da Rússia. Vladimir Putin, o presidente da Federação Russa, foi informado disso, segundo seu porta-voz, Dmitry Peskov.

Os médicos russos tentaram reanimar o opositor durante mais de trinta minutos, segundo um hospital público da cidade de Labytnangi, localizado perto da colónia penal onde Navalny estava preso. “Os médicos que chegaram ao local continuaram as operações de reanimação que já tinham sido realizadas pelos médicos prisionais. Eles os perseguiram por mais de trinta minutos. No entanto, o paciente faleceu”, disse o estabelecimento de saúde.