Direito

A PRISÃO IK-3 LOBO POLAR ONDE MORREU O OPOSITOR DE PUTIN É O INFERNO

Com informações Mundo ao Minuto
Tasso Franco ,  Salvador | 16/02/2024 às 18:16
Situado na Sjbéria a "Lobo Polar"
Foto: REP
  O opositor russo Alexei Navalny, de 47 anos, foi localizado pela sua equipa numa colónia penal perto da cordilheira dos Urais, no Ártico, conhecida como ‘Lobo Polar’, a cadeia em que Navalny terá morrido, esta sexta-feira, situa-se a cerca de 60 quilómetros a norte do Círculo Polar Ártico, na região de Yamalo-Nenets, e a quase dois mil quilómetros de Moscou.

A cadeira, que tem capacidade para 1.050 reclusos acusados de crimes violentos, “é quase impossível de escapar”, tendo em conta as “centenas de quilómetros de tundra de um lado e as montanhas dos Urais polares do outro”, assegurou o ex-coordenador regional da equipa de Navalny em Tyumen, Ivan Vostrikov.

Além de ser uma das prisões mais remotas da Rússia, a Colónia Penal Número 3 (IK-3), que foi fundada em 1961, é descendente dos gulags da era soviética, os famosos campos de trabalhos forçados em que milhares de russos morreram, entre 1930 e 1950.

De facto, relatos de atuais e antigos prisioneiros dão conta das condições precárias naquela cadeia, cujo ambiente é marcado por brutalidade física e psicológica. Se uns denunciam a falta de roupa e de produtos essenciais, outros acusam os guardas de tortura e de lhes infligirem stress psicológico.

"Quando os prisioneiros entram na colónia, são levados para o balneário. Quando uma pessoa tira a roupa e se vai lavar, fecham a água e outras pessoas mascaradas entram e começam a bater-lhe. Comigo durou cerca de meia hora. Eram cerca de 15 pessoas, entre guardas e funcionários. Meteram-me no chão e bateram-me […]. Não deram assistência médica", contou um dos prisioneiros, Mikho Khulilidze, citado pelo The Moscow Times.

Segundo a BBC, ativistas pelos direitos humanos alegam que as autoridades russas utilizam as temperaturas, que podem atingir os -40ºC, como forma de punição. Na primavera, por seu turno, os reclusos veem-se a braços com enxames de mosquitos.

Nessa linha, o Ministério Público do distrito de Yamal-Nenets já denunciou pelo menos duas situações de incumprimento das leis laborais, dos regulamentos de segurança contra incêndios e das normas sanitárias na IK-3, desde o ano passado.

Alexei Navalny, que cumpria uma pena de 19 anos sob "regime especial", ter-se-á sentido mal depois de uma caminhada. Segundo os serviços prisionais, entrou em paragem cardiorrespiratória e, apesar das manobras de reanimação, não foi possível reverter a situação.