Direito

SSP DIZ QUE AUTUOU 10 PESSOAS NO 1º DIA DO MOMO, MAS NÃO HOIUVE MORTES

Informações da Secom
Da Redação , Salvador | 09/02/2024 às 13:30
Armas brancas apreendidas nos portais
Foto: Mateus Pereira
  O primeiro dia do Carnaval de Salvador 2024, encerrado na madrugada desta sexta-feira (9), teve reduções de 62% dos roubos e de 50% dos furtos, na comparação com o mesmo dia da festa do ano passado. Dez pessoas foram autuadas pelos crimes de roubo, furto, lesão corporal, violência doméstica e importunação sexual. Os dados foram apresentados durante reunião que aconteceu no Quartel dos Aflitos, no bairro Dois de Julho, na presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador e coordenador do Carnaval, Geraldo Júnior, secretários de Estado e outros gestores, que também apresentaram os resultados das ações em outras pastas, com o objetivo de acompanhar e avaliar as estratégias

O trabalho das patrulhas da Polícia Militar, das equipes infiltradas da Polícia Civil e do sistema de monitoramento de câmeras da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) resultou na queda dos crimes contra o patrimônio (roubos e furtos). Em 2024, as Forças de Segurança contabilizaram 12 roubos nos três circuitos, contra 32 ocorrências no evento de 2023. Os furtos saíram de 146 casos, no ano passado, para 73 ocorrências, em 2024.

"Um balanço muito positivo, com ações de governo, ações de articulação com órgãos de controle, para que estabeleça, mais uma vez, o melhor evento de rua do planeta, o maior Carnaval da história da Bahia. Os números mostrados aqui, hoje, são números que permanecem dentro de um planejamento estabelecido pelo Governo do Estado e a nossa expectativa, a nossa torcida, é que continue sendo um Carnaval de paz, de inclusão social, de democracia, de igualdade", reforçou Geraldo Junior.

Ausência de morte violenta e prisões

Nos três circuitos do Carnaval, a Polícia não registrou crime grave contra a vida (homicídio, latrocínio, feminicídio e lesão dolosa seguida de morte). Não houve, também, tentativa de homicídio ou lesão corporal grave. Brigas culminaram em 11 casos de lesões leves.

O trabalho conjunto da polícias Militar e Civil (PM e PC) alcançou 10 criminosos nos circuitos. Entre eles, quatro foram capturados por furto, dois por tráfico de drogas, dois por roubo, um por violência doméstica e um por importunação sexual.

Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB) registrou atendimentos no circuito Dodô (71), Osmar (42) e Batatinha (2). O maior volume foi de atendimentos pré-hospitalares (desmaio, embriaguez e ferimentos ou traumas), seguidos das ações de prevenção.

DPT e Seap

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou, pela primeira vez, os exames de lesões corporais de custodiados nos circuitos da festa, com emissão imediata dos laudos. A iniciativa vai dar mais celeridade ao encaminhamento dos presos para as audiências de custódia. Além disso, também pela primeira vez, estão sendo realizadas nos circuitos as identificações dos presos que estiverem sem identificação.