Direito

LIVRES DE ASSÉDIO ATUA NO MOMO E GANHA JINGLE DE TAÍS NADER

Além do treinamento para equipe de Camarotes, organização montará espaço para acolher, registrar e orientar casos de assédios
Da Redação , Salvador | 17/02/2023 às 17:20
Tais Nader
Foto: DIV
De acordo com o Ibope, 48% das mulheres relatam ter vivido algum tipo de assédio no carnaval. E não são só as mulheres que sofrem com assédio, discriminação e violência na folia momesca. São inúmeros os casos de homofobia, racismo, entre outras violências durante o período de carnaval.

Pensando nisso, a recifense Ana Addobbati, da Livres de Assédio, pioneira no Brasil na criação de protocolo de segurança para eventos e empresas, traz mais uma vez para o carnaval capacitação, conscientização e orientação. A equipe da Livres estará em camarotes e ocupando as ruas durante os seis dias de folia. “O carnaval é uma festa democrática, representante da cultura da Bahia e um grande vetor econômico para a indústria do turismo. O assédio é um ofensor para a cidadã que quer ocupar as ruas com segurança, assim como para a turista, que quer sair de Salvador com as melhores memórias. É importante convidar a sociedade para colaborar com uma cultura de segurança na maior festa do País", explica Ana.

Quem aderiu à campanha e ao projeto, tornando-se embaixadora da Livres na Bahia, foi a cantora Taís Nader. Ela, que está acostumada a viver as ruas e acompanhar o carnaval também de cima do trio, criou um jingle para conscientizar e der voz as mulheres que sofrem assédio durante a folia. Veja:

“Me deixe leve
Me deixe livre
Quero brincar
Quero pular meu carnaval
Não me incomode
Não me segure
Me assediar, me importunar não é legal
Me solte
Não me aperte
Não de deslize
Encosto
De mal gosto
Pega bem mal
Eu quero
E espero
Que conscientize
Que é seu mas também meu o carnaval”

Semana passada, Tais Nader abriu os festejos da festa momesca baiana levando seu minitrio ao Furdunço. Também é dela a idealização e produção executiva do Carro ORGULHO DE SER NORDESTINO que sai na avenida na sexta-feira, dia 17 de fevereiro, em Salvador com a banda “Som do Sisal”.

Pioneirismo: Livres de Assédio

O tema protocolo de segurança em bares e eventos está em alta, mas muita gente não sabe que uma pernambucana foi pioneira em desenvolver o formato no País. Foi a jornalista Ana Addobbati que criou a Livre de Assédio e, ainda em 2018, criou o modelo para o festival No Ar Coquetel Molotov. De lá para cá, foram várias ações nacionais, em parceria com empresas e agências produtoras, a exemplo da Arena da Copa em Copacabana em 2022, com mais de 20 mil pessoas impactadas por dia no Rio de Janeiro, e Budx, também no RJ. Durante a Copa, a Livre também coordenou o SAC de Respeito, atendendo 240 bares da Ambev para acolher situações de Lgbtfobia. No Recife, a Livres de Assédio também atua com a Carvalheira e a rede Camarada Camarão. Além dos hotéis da Rede Meliá, e este ano estará com grande ativação no Camarote oficial do Galo da Madrugada.

Brahma no Carnaval

Além do Camarote, a marca vai apoiar mais de 80 atrações para o folião pipoca; 5 mil horas de música nos circuitos oficiais e nos carnavais de bairros; Patrocínio a mais de 10 blocos privados; Estimativa de 300 jornalistas de todo o Brasil credenciados na sala de imprensa do Camarote Brahma Salvador; 2.500 kits para todos os ambulantes credenciados pela prefeitura; 6 dias de festa e cerca de 3.500 foliões por noite no Camarote Brahma.

“Pela primeira vez em nossa história de mais de 130 anos, vamos participar das festas espalhadas pelo Brasil, isso é um marco importante, ainda mais em um Carnaval que volta a sua plenitude após dois anos de interrupção. É no Carnaval que mostramos nosso melhor lado como brasileiros, é nele que nos unimos atrás de blocos pelas ruas do país, que mostramos em nossa campanha e ações com o consumidor toda nossa criatividade e alegria e isso, só quem é brasileiro consegue fazer”, comenta Maurício Landi, diretor de marketing de Brahma no Brasil.