29.802 pessoas já morreram pela Covid na Bahia segundo a Sesab
Tasso Franco , Salvador |
16/04/2022 às 19:04
Que coisa
Foto:
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O boletim epidemiológico deste sábado (16) registra 566 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 30 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,00%), 139 recuperados (+0,01%) e mais 2 óbitos. Dos 1.539.017 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.508.649 já são considerados recuperados e 29.802 tiveram óbito confirmado.
2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1834660 casos descartados e 330833 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado. Na Bahia, 63.115 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
3. Até o momento temos 11.463.790 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.557.957 com a segunda dose ou dose única e 5.200.985 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 856.055 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 255.078 já tomaram também a segunda dose.
4. A Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) informa que devido ao mau tempo, com ventos fortes de até 40 Km/hora, que tornaram as condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos desfavoráveis para a operação segura das embarcações, a Travessia Salvador-Mar Grande foi suspensa às 14h30 deste sábado (16).
5. Além do mau tempo, a ressaca no Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, nesta tarde de sábado, estava inviabilizando a atracação das embarcações da frota.
6. A Astramab informa ainda que a Travessia Salvador-Mar Grande poderá retomar as operações neste domingo, se as condições de navegação se normalizarem.
7. Também por conta do mau tempo, neste sábado a Travessia Salvador-Morro de São Paulo operou fazendo conexão em Itaparica: os catamarãs saíram normalmente do Terminal Náutico, atracaram no Terminal de Itaparica, de onde os passageiros seguiram de ônibus até o Terminal de Ponta do Curral (Valença) e complementaram o percurso até o Morro em lanchas rápidas.
8. Também por conta do mau tempo, não operaram neste sábado as escunas de turismo que fazem o passeio pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos.
9. A PM, através do Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN), realiza a operação Blitz Protege, de intensificação do policiamento durante o feriado da Semana Santa, nos 53 municípios que compõem o norte da Bahia.
10. Durante o período, a PM tem intensificado o as atividades de patrulhamento e abordagens em pontos estratégicos, como corredores de trânsito, vias de acesso às cidades e centros urbanos, a fim de coibir possíveis ações criminosas.
11. Apenas na noite de ontem (15), equipes das 13 unidades operacionais que compõem o CPRN fizeram a condução de cinco pessoas à delegacia e o registro de três Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs) e apreenderam uma arma de fogo e duas armas brancas, além de autuarem seis veículos e apreenderem outros seis.
12. A operação visa à ampliação da segurança em uma região que conta com 115.125 km² de área onde vivem 1.599.534 pessoas, um número que é certamente maior neste período em razão do fato de que muitas pessoas viajam da capital para o interior, aproveitando o feriado prolongado, para visitar parentes.
13. A Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado da Bahia (AOJUS-BA) entrou com Pedido de Providência junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nesta terça-feira, 12, solicitando a correção da tabela de indenização de transporte dos oficiais de justiça, defasada desde 2017. Desde 2018 que a entidade classista questiona a falta de correção da tabela junto ao Tribunal de Justiça (TJ-BA) sem êxito.
14. De acordo com Itailson Farias, presidente da AOJUS-BA, em dezembro de 2017, TJ-BA publicou a Resolução 26, estabelecendo que, a partir dali, sempre que a Tabela de Custas Judiciais tivesse correção, o mesmo percentual seria aplicado à tabela de indenização de transporte dos oficiais de justiça. “Até hoje, nenhuma correção foi aplicada à tabela e o acumulado já chega a 30%”, salientou.
15. “Fica difícil trabalhar assim. Fazemos vários deslocamentos para cumprir mandados e, com o combustível sofrendo vários aumentos e a tabela sem reajuste, está cada vez mais difícil cumprir nossas tarefas”, explicou.
16. Com a posse do novo presidente do TJ-BA em 2022, a entidade de classe entrou com o Pedido Administrativo - TJADM 2022-12543, mas o encaminhamento dado ao pleito não foi no sentido de corrigir o erro. “Sendo assim, não restou alternativa que não fosse buscar o CNJ, através do Pedido de Providência 0002155-34.2022”, disse Farias.
17. A Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) lança a Campanha de Vacinação CAAB 2022 contra a Gripe Influenza. A ação vai disponibilizar o imunizante para Salvador e as 36 subseções da OAB-BA no interior. Para uma logística eficaz e que atenda toda a advocacia baiana é necessário realizar o cadastro prévio, que estará disponível no site da Caixa de Assistência de 15 a 18 de abril. Essa primeira etapa da campanha será, inicialmente, para os associados titulares. A vacina protege contra as cepas H1N1, H3N2 (Darwin) e tipo B. Quem já se vacinou em 2022 contra a gripe não precisa repetir a vacinação. Mais informações (71) 3277-8777.
18. O cadastro possibilita que a CAAB trabalhe na distribuição das doses da vacina tanto na capital quanto no interior, colocando em prática a sua expertise em campanhas de vacinação que faz a instituição se destacar nacionalmente quando o assunto é imunização da advocacia, principalmente por ser a Bahia um dos estados com maior dimensão territorial do Brasil.
19. Maurício Leahy, presidente da Caixa da Bahia, alerta: “A campanha de vacinação da CAAB não protege apenas a advocacia, mas a sociedade, visto que essa é uma doença altamente contagiosa e transmitida por gotículas respiratórias que facilmente se disseminam, o que gera fácil contágio. Vacinar os colegas permite que possam enfrentar a rotina profissional com maior segurança, imunizados contra essa gripe e as novas cepas”.
20. A Organização Mundial da saúde (OMS) indica e sugere a vacina como maneira efetiva de se prevenir contra a gripe influenza, que pode, em casos mais graves, causar a morte da pessoa não vacinada. Os especialistas alertam ainda que ações simples como lavar as mãos e evitar tocar boca, nariz e olhos podem evitar contaminação com o vírus influenza.
21. QUEM NÃO DEVE SE VACINAR: Pessoas com histórico de reação alérgica a componentes do ovo, timerosal (Merthiolate) e neomicina NÃO DEVEM se vacinar. Quem estiver em estado febril deve esperar que a febre passe para se imunizar.
22. POSSÍVEIS REAÇÕES – Já o Ministério da Saúde lembra que nas 48 horas após a vacinação é possível surgirem reações locais como dor leve e vermelhidão no local da aplicação. É possível também, na pior das hipóteses, ocorrer febre baixa. O início da proteção ocorre entre o décimo e o 14º dia após a aplicação.