Direito

CASO DOS PMS MORTOS EM CONQUISTA TAMBÉM CHEGA AOS OUT-DOORS NA CIDADE

SSP investiga o caso
Tasso Franco , da redação em Salvador | 25/07/2021 às 18:52
Out-door em Conquista
Foto: Blog do Anderson
   Em outdoor a Comunidade Conquistense lamenta as mortes de dois policiais da 92ª Companhia Independente de Polícia Militar na Zona Rural de Vitória da Conquista. “Lamentamos a morte do tenente PM Neves e do soldado PM Brito, que foram brutalmente assassinados no exercício da missão de nos servir e proteger. 

   Essa dor é nossa!”, diz a publicidade registrada pelo BLOG DO ANDERSON neste sábado (24). Os corpos de Robson Brito de Matos, de 30 anos, e o de Luciano Libarino Neves, 34, foram sepultados com honras militares em Vitória da Conquista e Ibiassucê.

    A morte desses dois PMs está sendo apuurada pela Policia e o caso tem gerado uma polêmica enorme. No último dia 19, o Instituto de Ciganos do Brasil (ICB) emitiu uma nota pedindo intervenção do poder público, em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, após a morte de dois policiais. Os militares foram assassinados enquanto trabalhavam, na terça-feira (13), e a comunidade vem sofrendo represálias desde então. Seis suspeitos são considerados foragidos.

    De acordo com a delegacia que investiga o caso, a suspeita é de que o crime tenha sido cometido por pessoas que fazem parte da comunidade cigana. Por causa disso, os povos de pelo menos três etnias ciganas diferentes têm sofrido represálias de policiais militares, que têm causado pânico entre eles.

    Por meio de nota, o ICB disse que a comunidade está sendo "caçada como animais pelas milícias da Bahia". Disse ainda que não compactua com atos ilícitos de pessoas que cometem ilegalidades, e que o ICB respeita os órgãos de segurança, que trabalham dentro da lei. O assunto foi comentado pelo deputado Hilton Coelho (PSOL) na Assembleia Legislativa. 

   NOTA DA SSP SOBRE O CASO DIA 19/7

  As polícias Civil e Militar procuram seis pessoas envolvidas de forma direta e indireta, nas mortes do tenente Luciano Libarino Neves e do soldado Robson Brito de Matos. A informação foi repassada ao secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, nesta segunda-feira (19), durante reunião técnica, na cidade de Vitória da Conquista
 
  Além dos seis foragidos, outros três integrantes da organização criminosa morreram em confrontos, nas cidades de Vitória da Conquista e de Itiruçu, e um deles acabou preso em flagrante durante a ação do duplo homicídio. O homem terminou ferido no braço e, após atendimento, foi autuado.

   "Estou aqui para prestar toda a minha solidariedade à Polícia Militar, atingida de forma brutal por conta desse ataque covarde. Parabenizo a PM e a Polícia Civil pelo empenho na identificação e localização dos autores", declarou o secretário Ricardo Mandarino.