Direito

ADVOGADO PEDE LIBERAÇÃO DE COLBERT, MAS HOJE É FERIADO NO JUDICIÁRIO

VIDE
| 11/08/2011 às 09:42

Sete presos na Operação Voucher entraram com pedidos de liberdade nesta quarta-feira no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (Brasília).

Entre eles, pediram a soltura o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Frederico Silva da Costa, e o o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins.


Também entraram com habeas corpus o advogado Jorge Kengo Fukuda, especialista na área de transportes, Dalmo Antônio Tavares de Queiroz, coordenador de projetos da Fundação Universa, e Gláucia de Fátima Matos, servidora do Ministério do Turismo.


Mais cedo, a defesa de Frederico Silva da Costa disse que a prisão feita na terça-feira (9) pela Polícia Federal foi baseada numa ordem judicial feita "apenas com presunções".


Segundo o advogado Thiago Machado, que também defende Colbert Martins da Silva Filho, não há motivos para manter a prisão dos acusados. Eles foram afastados do ministério.


"Contestamos a decisão judicial que ordenou a prisão, que se baseou apenas em presunções que não se confirmaram. Para se ordenar a prisão é preciso fatos concretos, e não apenas presunções", disse Machado.


Como nesta quinta é feriado no Judiciário, os pedidos podem ser decididos pelo juiz plantonista, o vice-presidente do TRF, José Amilcar de Queiroz Machado. Caso não haja decisão nesta quinta, os pedidos voltam para o relator, o juiz federal convocado Guilherme Mendonça. Ele está cobrindo as férias do desembargador Carlos Olavo.