Direito

CEI QUER DELEGACIA DO IDOSO NOS BARRIS FUNCIONANDO EM TEMPO INTEGRAL

VIDE
| 08/08/2011 às 09:02

Representantes do Conselho Estadual do Idoso (CEI) estiverem reunidos nesta sexta, (5), com os secretários da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Almiro Sena e da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Maurício Teles, para discutir e disciplinar o funcionamento, em tempo integral, da Delegacia Especial do Idoso, localizada nos Barris. O encontro foi realizado na SSP e contou ainda com a participação deputado estadual, José Arimatéia e do advogado Marcos Bastos.


Também foi discutida a necessidade de criação de um local que acolha os idosos oriundos do interior, que vêm para prestar queixa na Delegacia do Idoso. Atualmente, as vítimas ficam hospedadas em um espaço cedido pelo próprio CEI, já que o abrigo existente em Salvador passa por problemas estruturais.


A notificação dos casos de violência contra os idosos foi muito debatida, já que atualmente os Boletins de Ocorrência das Delegacias não especificam que os crimes foram cometidos contra idosos ou pessoas com deficiência. Segundo os conselheiros do CEI, os crimes contra idosos são praticados na sua maioria pelos próprios familiares, na própria residência e normalmente à noite.


Almiro Sena, secretário da SJCDH, sugeriu que o primeiro atendimento às pessoas idosas seja feito nas Delegacias, sem a necessidade de deslocar os idosos para a unidade especializada. 


“Vamos procurar melhorar a qualidade, dar um atendimento digno às pessoas idosas”, assegurou o secretário Mauricio Teles, garantindo que irá conversar com todos os profissionais da Delegacia do Idoso e atender, na medida do possível, as demandas levantadas na reunião.