Direito

BALCÃO DA CIDADANIA INSTALADO NO CAMPUS DA FACULDADE SÃO SALVADOR

VIDE
| 31/05/2011 às 12:19
A desembargadora Maria José Sales Pereira na inauguração do novo balcão
Foto: Nei Pinto
Os moradores de Brotas, Pernambués, Nordeste de Amaralina e toda a região do Iguatemi contam, a partir desta segunda-feira (30/05), com o mais novo Balcão de Justiça e Cidadania da capital.

A nova unidade, inaugurada, no início da manhã, nas dependências do campus Iguatemi da Faculdade São Salvador, pela 1ª vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria José Sales Pereira, está localizada na Rua Guiomar Florence, 191/192, Parque Bela Vista, antiga Polêmica.

O espaço, que estará aberto sempre de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, é totalmente informatizado, pode atender até 12 pessoas de uma só vez e conta com três salas de mediação.

Os estudantes de Direito que estiverem cursando a partir do 6º semestre serão relacionados para atender o público, sempre sob a orientação do advogado Elton Oliveira e a supervisão da unidade do Balcão, professora Rúbia Carla de Almeida.

"A conciliação e a mediação são as melhores alternativas para a solução de muitas demandas", afirmou a desembargadora em um breve discurso antes de inaugurar o Balcão.

"Nosso curso tem o eixo temático Direito, Cidadania e Ética. É importante que os alunos tenham uma prática jurídica com uma visão social", afirmou Renato Salles, coordenador do curso de Direito da Faculdade São Salvador.

É a 68ª unidade dos Balcões de Justiça e Cidadania em funcionamento no Estado. Só no ano passado, foram realizados 15,2 mil acordos em conflitos relacionados às áreas de Família, Cível e Consumo.

Homenagem
O Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade São Salvador, que atua em parceria com o Balcão de Justiça, tem o nome de Desembargador Raymundo de Souza Carvalho, falecido em 2005.

As filhas do magistrado, Maria Tereza Carvalho e a juíza Adriana Helena Carvalho, também compareceram à solenidade.

"A trajetória do desembargador Raymundo Carvalho, como juiz e cidadão, merece essa homenagem", ressaltou a desembargadora Maria José Sales Pereira.

Orientação
O Balcão de Justiça e Cidadania oferece orientação jurídica, realiza mediação de conflitos e formaliza acordos judiciais nos casos de pensão de alimentos, separação judicial, divórcio, dissolução de união estável e reconhecimento espontâneo de paternidade.

O Balcão também faz mediação de conflitos cíveis de menor complexidade, de até 40 salários mínimos, a exemplo de questões de vizinhança, relação de consumo, além de formalizar acordos extrajudiciais.