Mercados, farmácias e lojas de vestuário dos municípios de Campo Formoso e Senhor do Bonfim foram fiscalizados pelo Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. As irregularidades mais encontradas nos estabelecimentos vistoriados foram a não afixação de preço e produtos expostos à venda com validade vencida. Apenas um estabelecimento, o Mercado Sheila de Senhor do Bonfim, foi autuado e vai responder a processo administrativo, sendo assegurada ampla defesa.
Segundo a diretora de fiscalização do Procon-BA, Isabella Barreto, esta não é a primeira vez que o órgão descentraliza as ações para atender à demanda do interior do Estado. Só neste ano de 2010, foram feitas visitas nos estabelecimentos mais freqüentados pelos consumidores em 10 municípios diferentes: Lauro de Freitas, Jequié, Itabuna, Ilhéus, Jacobina, Amargosa, Vitória da Conquista, Simões Filho.
Mesmo não havendo demanda de denúncia dos consumidores do interior do Estado, como há na capital baiana, os fiscais escolhem municípios de Territórios de Identidade para fazer vistorias no comércio, orientando os fornecedores de produtos e serviços sobre os princípios básicos previstos pelo Código de Defesa do Consumidor. Neste ano, foram emitidos 35 Autos de Infração, 18 Atos de Constatação, e 67 relatórios de visita - documento dado quando o estabelecimento não apresenta irregularidades.
Somente nesta última operação nos municípios de Campo Formoso e Senhor do Bonfim, realizada durante os dias 22 e 27 de novembro, foram emitidos 13 relatórios de visita, três constatações e uma autuação, esta última foi motivada por produtos fora da validade: 45 pacotes de cereal matinal (vencimento - 08.11), 15 frascos de cobertura para bolo (vencimento - 16.08), 24 pacotes de chocolate em pó (08.10) e sete sacos de aveia (09.10).