Cultura

ALERTEIRO, DE ANDRÉ LIMA, VENCE FESTIVAL DE SAMBA DO ALERTA GERAL

Alerta Geral chega ao finali do 4º Festival de Samba em noite de alegria, emoção e celebração ao samba
Queila Val , Salvador | 30/11/2025 às 19:30
Zé Arerê parabeniza vencedor
Foto:
  Alerta Geral chega ao finali  do 4º Festival de Samba em noite de alegria, emoção e celebração ao samba

A noite do último sábado entrou para a história do Bloco Alerta Geral com a realização da grande final do 4º Festival de Samba, que reuniu sambistas, compositores e a comunidade alerteira em uma celebração marcada por emoção, criatividade e muita cadência, no Largo Pedro Arcanjo, no Pelourinho.

As 12 composições finalistas foram apresentadas e defendidas, acompanhadas pela banda base do Festival, sob regência do Maestro Marcos Bezerra , diante do público e do corpo de jurados formado pela cantora e sambista Juliana Ribeiro, pelo radialista e sambista Jotazô, pelo empresário do segmento do samba Nilton Ávila (Gago da Feira), pela violonista Geovana Franco e pelo compositor Henrique Negro.

Enquanto compositores, intérpretes e torcidas aguardavam ansiosamente o resultado, a voz marcante de Alexandre Guedes tomou conta do espaço, animando o público com seus sucessos.

A comissão julgadora utilizou critérios técnicos e artísticos para avaliar as obras apresentadas. Para as composições, foram considerados letra, melodia, ritmo e identidade alerteira (tema). Já para a categoria de Melhor Intérprete, os requisitos foram técnica vocal, afinação, presença de palco e envolvimento com o público.

A produtora cultural Mazé foi a responsável por revelar os grandes campeões da noite, convocando toda a diretoria da agremiação para a entrega da premiação.

Na categoria Melhor Intérprete, o destaque ficou com Maeve, que conquistou o público e a comissão julgadora com sua entrega, potência vocal e sensibilidade artística, defendendo a canção “Alô Alô”.

Já o resultado das composições ficou definido da seguinte forma:

3º lugar: “Alô Alô”, de Carlos Vilas Boas e Jairo Pinto

2º lugar: “Arerê, Só Seu Zé”, de Marco Poca Olho e Alexandre Babilônia

1º lugar: “Alerteiro”, de André Lima


O presidente do Bloco Alerta Geral, Zé Arerê, celebrou o sucesso do Festival e destacou a importância da iniciativa, parabenizou a todos os participantes pela qualidade das obras apresentadas e agradeceu ao público pela energia e carinho, que fizeram desta edição um momento inesquecível para a cultura da Bahia e do samba:  
“Eu entendo o quanto um festival como esse impacta a vida de um compositor. E o Alerta quer dar voz e vez a esses novos talentos. Obrigada a todos que fizeram deste Festival, o melhor”, afirmou.