Cultura

TÁSSIA REIS: MAIS DE UMA DÉCADA DE TRAJETÓRIA E NOVOS CICLOS

Tássia Reis: mais de uma década de trajetória, novos ciclos e uma passagem contagiante pelo Tiny Desk Brasil
Surabhi Dasa , Salvador | 28/11/2025 às 16:09
Tássia Reis
Foto: Fernanda Carvalho

Mais de dez anos depois de sua estreia com Meu RapJazz, Tássia Reis segue construindo uma das obras mais coerentes e inventivas da música brasileira contemporânea. Cantora, compositora, atriz e comunicadora, ela vem atravessando gêneros, linguagens e gerações com liberdade criativa e a força da palavra como guia.

Em novembro, essa história ganhou um novo marco: sua contagiante performance no Tiny Desk Brasil, programa que valoriza a essência da música em seu estado mais puro. A apresentação - marcada por maturidade, entrega e presença - traduziu em som e gesto a trajetória de uma artista que amadureceu sem perder o centro.

“Amo a sensação do dia em que gravamos, ela ainda vive em mim, reverberando. Algumas vezes na vida já me senti assim, como se eu estivesse fazendo algo que iria mudar a química do meu cérebro pra sempre - e acho que mudou mesmo!”, conta Tássia. “Vocês não sabem o tamanho do desafio que é gravar sem monitor, é muito cru, ainda mais na era da alta tecnologia no palco. Fazer o inverso foi muito interessante e instigante. No fim, me senti plena, feliz, super animada e muito presente. É muito bom realizar sonhos”.

A performance reuniu uma síntese de sua obra: entre os hits destacados no repertório, Bem Longe do Fim, Dollar Euro, Vida de Atriz, Topo da Minha Cabeça e Asfalto Selvagem.

Mais do que celebrar um marco, Tássia transforma a experiência no Tiny Desk em combustível criativo - um lembrete do quanto sua arte se renova a cada ciclo.

“Estou completamente apaixonada pela repercussão do nosso Tiny desk! Acho que eu tava tão feliz na gravação que muita gente conseguiu sentir. Muito gratificante, e muito lindo receber todo o carinho e o reconhecimento pelo meu trabalho e obra”.

Hoje, Tássia segue ampliando o alcance da própria arte, transitando pelo jazz, rap, soul, trap, pop, samba e R&B. Entre o íntimo e o político, o presente e o porvir.

SOBRE TÁSSIA REIS

A história que começou na dança segue ganhando novos contornos e raízes.


Formada pelos pilares da cultura hip hop e movida pela curiosidade estética, Tássia Reis iniciou sua trajetória como dançarina de rua antes de se afirmar como cantora e compositora. Seu primeiro contato com a música veio ainda adolescente, em uma escola de samba em Jacareí (SP), sua cidade natal.

Aos 23 anos, lançou as primeiras composições e, desde então, construiu uma carreira que equilibra discurso e poesia, força e sensibilidade. Em 2013, apresentou ao público o álbum Tássia Reis e desde então lançou outros quatro trabalhos autorais, incluindo Outra Esfera (2016) e Próspera (2019) - este último eleito pela APCA como um dos melhores discos do ano.

Com um repertório que mistura rap, jazz, samba e R&B, Tássia já se apresentou em festivais como Lollapalooza, Roskilde (Dinamarca), Sfinks (Bélgica) e Les Escales (França), além de dividir o palco com nomes como Emicida, Luedji Luna e Liniker.


Seu trabalho ecoa como uma das vozes mais potentes e originais da música brasileira contemporânea, propondo novas possibilidades de existência e expressão para artistas mulheres negras no país.