Cultura

GANHOU O SAMBA, DIZ MESTRE CIÇA, DA VIRADOURO CAMPEÃ DO CARNAVAL RIO

Titulo mostra a força da cultura de raiz, o samba, a essência do Carnaval
Da Redação , Salvador | 18/02/2026 às 18:03
Unidos da Viradouro, a campeã
Foto: Facebook Virdouro
     
Enredo da Unidos do Viradouro, Mestre Ciça se emocionou ao comemorar a vitória da escola de Niterói no Carnaval 2026. Esse é o 4º título da agremiação. "Esse é o carnaval do sambista. Ganhou o samba, ganhou o sambista", disse o homenageado em vida.
Aos prantos, ele completou:

"Fizemos um samba fantástico e só tenho a agradecer, porque conseguimos emocionar a todos com essa homenagem. Estou feliz e vamos festejar na quadra até amanhã de manhã." Ele destacou que a escola realizou um longo ensaio, com tudo cronometrado nos mínimos detalhes.

"Eu fui homenageado em vida no maior carnaval do mundo. Fizemos um longo ensaio, tudo cronometrado nos mínimos detalhes. Ainda parece que estou sonhando. Para um sambista, para alguém que está há 38 anos como mestre de bateria e ser homenageado, quem ganha é sempre o samba e o sambista", finalizou.

A Viradouro gabaritou todos os quesitos e fechou a apuração com 270 pontos nas notas válidas — a escola levou um 9,9 em Fantasias e um 9,9 em Samba-enredo, ambos descartados.

CAMPEÃ NOTA 10

O título veio depois de um total de 270 pontos. A vice-campeã foi a Beija-Flor, com 269,9 pontos, ao lado da Vila Isabel, com a mesma pontuação. Mais três agremiações completam o pódio: Salgueiro (269,7 pontos), Imperatriz (269,4) e Mangueira (269,2). Todas elas participam do Desfile das Campeãs no próximo sábado (21), no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

A Viradouro levou para o Sambódromo o enredo Para cima, Ciça!, que celebra os 70 anos de Moacyr da Silva Pinto, o mais longevo mestre de bateria de uma escola de samba em atividade.

Durante o desfile, o mestre homenageado participou da comissão de frente e do último carro alegórico, regendo os ritmistas. Além da Viradouro, Ciça já regeu as baterias da Unidos da Tijuca, Grande Rio, União da Ilha e Estácio de Sá, onde começou em 1988.

O mestre, reconhecido pelas bem ensaiadas paradinhas das baterias, liderou a percussão em dois dos três carnavais vencidos pela Viradouro (2020 e 2024) e em um desfile ganho pela Estácio de Sá (1992).

Este é o quarto título da Viradouro no Carnaval do Rio de Janeiro. O último troféu da escola havia sido em 2024. Na lista de maiores campeãs, a Portela permanece na liderança com 22 títulos, seguida de Mangueira (20), Beija-Flor de Nilópolis (15), Salgueiro, Império Serrano e Imperatriz Leopoldinense (9).

A Acadêmicos de Niterói foi a rebaixada deste ano para a Série Ouro com 264,6 pontos. A escola trouxe o enredo Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil.

A agremiação que ocupará a vaga da Acadêmicos de Niterói será conhecida na quinta-feira (19), quando sai o resultado oficial da apuração de votos da Série Ouro.