Na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ontem, três vozes do jornalismo baiano lançaram as obras — “O Andarilho da Cidade da Bahia”, de Tasso Franco; “Personagens de Ipiaú”, de José Américo Castro; e “Museu do Chico”, de Chico Ribeiro Neto —que constituem um painel de crônicas, prosas e memórias que atravessam Salvador e o interior do estado, com as presenças de centenas de convidados da presidente e da vice-presidente da Assembleia, deputadas Ivana Bastos e Fátima Nunes, dos parlamentares Antonio Henrique Jr, Luciano Araújo, Fabiola Mansur e Roberto Carlos; e do presidente da ABI, Ernesto Marques.
A cerimônia marcou não apenas a publicação dos títulos, mas a entrega pública de narrativas costuradas ao longo de décadas pelos três autores com forte presença no jornalismo da Bahia. A coordenação editorial é do jornalista Paulo Bina, chefe da assessoria de comunicação da Ascom da ALBA, com assistência de Idalina Vilas Boas e Alexsandro Mateus.
As ilustrações são de Borega; Bira Paim assina diagramação e paginação. O projeto gráfico e a capa do livro de Tasso Franco são de Tasso Filho e Vitória Giovanini. As ilustrações são de Borega; Bira Paim assina diagramação e paginação. O projeto gráfico e a capa do livro de Tasso Franco são de Tasso Filho e Vitória Giovan.
No livro de José Américo o projeto gráfico é da P55, as fotos são de arquivos familiares dos personagens e há ilustrações além de Borega, de Carlos Éden, Jurnier Costa e Lula Vieira.
Durante a solenidade cada autor falou um pouco de sua obra, Chico Neto fez um depoimento bastante emocionado sobre seus pais personagens do seu livro; José Américo enalteceu os personagens populares que ajudaram a construir a cultura popular de Ipiaú, e Tasso Franco comentou sobre as mudanças na cidade do Salvador ao longo dos anos, hoje, uma localidade enjaulada, porém, ainda bela e poética.
A presidente Ivana Bastos também lembrou do seu saudoso pai, o qual integra a galeria de fotos no saguão, e destacou a importância do selo cultural da Assembleia na publicação de livros uma coleção valiosa sobre a história da Bahia e do Brasil. A presidente destacou que o programa vai continuar com toda força.
Presentes no evento vários profissionais da imprensa da velha guarda do jornalismo e da literatura, Antônio Matos, Nelson Cadena, Fernando Vita, Emiliano José, Paolo Marconi, Demóstenes Teixeira, Rubens Neuton, Jaciara Santos, Mônica Bichara, Alberto Freitas, Valmir Palma, Lenildes Pacheco, Ernesto Marques, Ana Vieira, Nestor Mendes Jr, Patrícia França, Sônia Serra, Levi Vasconcelos, entre outros.
Para o jornalista Tasso Franco, 80, "foi uma noite também de congraçamento, de encontro com velhos amigos e profissionais da imprensa e da literatura, troca de ideias, enfim, uma festa da literatura baiana com apoio de um sele cultural que publica os enredos da gente da Bahia".