Acontece terça-feira, 20, 17hs
Tasso Franco , Salvador |
19/05/2025 às 18:15
Acontece terça-feira, 20, 17hs
Foto: BJÁ
“O Andarilho da Cidade da Bahia”, de Tasso Franco; “Personagens de Ipiaú”, de José Américo Castro; e “Museu do Chico”, de Chico Ribeiro Neto serão lançados amanhã (20.05), a partir de 16h30, na Assembleia Legislativa da Bahia — ALBA, no CAB, em tarde de autógrafos a convite da chefe do Legislativo baiano, deputada Ivana Bastos.
“É uma grande honra para o nosso selo literário ALBA Cultural poder reunir três grandes nomes do jornalismo baiano, que também acabaram levando os seus escritos para a literatura, a exemplo de Gabriel García Márquez, Euclides da Cunha, Fernando Sabino, Jorge Amado, João Ubaldo Ribeiro. E que grande coincidência unir a literatura e o jornalismo justamente nos 80 anos de fundação do Sindicato dos Jornalistas da Bahia”, exalta a presidente Ivana Bastos.
Os três livros foram editados através do selo ALBA Cultural, comandado pelo jornalista Paulo Bina. As obras — “O Andarilho da Cidade da Bahia”, de Tasso Franco; “Personagens de Ipiaú”, de José Américo Castro; e “Museu do Chico”, de Chico Ribeiro Neto — formam um painel de crônicas, prosas e memórias que atravessam Salvador e o interior do estado — caso de Zé Américo, com referências marcantes de sua terra natal, Ipiaú.
“A cerimônia marca não apenas a publicação dos títulos, mas a entrega pública de narrativas costuradas ao longo de décadas pelos três autores com forte presença no jornalismo da Bahia. São três nome de escol do nosso melhor jornalismo, donos de uma prosa originalíssima”, diz o coordenador editorial e chefe da Assessoria de Comunicação da ALBA, Paulo Bina, que conta com a assistência de Idalina Vilas Boas e Alexsandro Mateus. As ilustrações são de Borega; Bira Paim assina o design e a diagramação. O projeto gráfico e a capa do livro de Tasso Franco são de Tasso Filho e Vitória Giovanini.