Cultura

DOM FRANQUITO SABOREIA ESCONDIDINHO DE BACALHAU NO SABOR NATURAL

Fica localizado no Ediíicio Antônio Ferreira no centro da cidade do Salvador
Dom Franquito ,  Salvador | 12/10/2024 às 13:34
Escondidinho de Nacalhau do Sabor Natural
Foto: BJÁ
   
  Fui visitar a exposição coletiva "Diálogos Nordestinos" no Centro de Cultura Vereador Manuel Querino, da Câmara Municipal de Salvador, que reúne obras de mais de 20 artistas com diferentes linguagens e suportes trazendo temas diversos e depois sai a flanar pela Praça Muncipal. 

  É sempre um prazer contemplar o Forte de São Marcelo e a Baía de Todos os Santos da Praça Thomé de Souza, ao lado da "A Cubana", que está provisoriamente fechada diante reforma que passa o Elevador Lacerda e será concluida neste final de ano, troquei um dedo de prosa com o pipoqueiro de Coité que faz ponto ao lado da sede da Prefeitura e tomei a Rua Direita do Palácio em direção a Praça Castro Alves, antigo Largo da Quitanda.

  Estava, pois, contemplando o prédio do Palacete do Tira Chapéu, recém reformado, que abriga a "Casa Conceito", da Andrea Velame, e a comprar dois pedacitos de quebra-queixo, ao lado da porta lateral do Palácio Rio Branco, que, dizem, será um hotel com obras a iniciar sabe Deus quando, e me encontro com meu técnico oculista o Ivan.

  - Que fazes por aqui Dom Franquito se deliciando com quebra-quixos? Cuidado com os dentes. Sabes, por calendas antigas, que dentes de 'vei' com quebra-queixo não combinam?

  - Absolutamente, tenho conhecimento.

  E comentei com o distinto profissional que tem clientes por toda a cidade que os quebra-quixos levalos-ei para a madame Céu.

  - Ainda bem, evitarás acidente.

  - Como não! Aonde alerta e se ainda não estou nas canjas de galinha quebra-queixo, alfeles, rapadura, goiabada cascão, cocada puxa e outros produtos desse naipe tirei do meu cardápio.

  - Meu condestável gorumet já que estamos na Direita do Palácio e na hora do forrar o estômago que tal irmos ao "Sabor Natural", no Ferreira, nesta Chile?

  - Mal não fará, consenti.
 
  - Então andemos até lá.
  
   Seguimos pela antiga Rua dos Mercadores que colocaram absurdamente o nome de Chile a olhar a paisagem e ao passarmos pelo Pau da Bandeira lembrei-lhe do local onde um dia tocou Sandoval do Bandolim e João da Matança e seu violão e no terreo era a Phico de João Murta.

  - O tempo engole tudo Dom Franquito. Não sou dessa época, mas imagino que curtestes a noite por aí.

  - Sim e que noites. Época em que na capital da Bahia se andava sem sobressaltos pelas madrugadas a visitar as madames das noites, a comer feijoadas nas esquinas e a apareciar a lua e o mar.

  - É, hoje, infelizmente, mal consguimos andar de dia por essas bandas e estou também pensando em mudar meu escritório para a Avenida Sete, hoje, o maior centro ótico da cidade.

  - Faz bem. Esse edificio Ferreira onde estamos a entrar - apontei - noutra época era o 'chic' e havia uma ourivesaria de dar injeva a Bagdá.

  Entramos no Ferreira e no "Sabor Natural" que se localiza no subsolo e ele me apresentou a uma senhora, creio a proproietária da casa.

  - Estamos em casa, disse ele e também a madame em apreço.

  E nos dirigmos ao 'bufet para nos servir ambos nas verduras e folhas, nos quiabos, na beringelas, nos feijões, carnes e talharins, yo optando por um escondidinho de baclhau e o elegante 'doutor' - assim o trato na intimidade - por um escondidinho de carne de fumeiro.

  O restaurante tem amplo salão, não climatizado, decoração discretíssima e ventiladores de parede, cadeiras de plástico e um paliteiro e saleiro sobre a mesa. Trata-se, pois, de um popular.

  - Vamos sentar no fundo para vermos a Baía de Todos os Santos, a sede branca do 2º Distrito Naval e os barcos da Marina.

  - Consenti. Coloque as vistas no portal da janela e observei que a escultura "Os colhões" de Mario Cravo Jr estava recuperada. - Aleluia, falei.

  - Ora meu nobre - assim complementou "Dr" Ivan - vejo que estás com a visão perfeita enxergando detalhes do longe e és discreto no garfo. Mesmo assim, se quiseres, estou com um novo mostruário de óculos muito lindos.

  - Sim, sem dúvida, estou com a visão em dia; e minha armação é das melhores.

  Ficamos a conversa e a saborear a comida do "Natural" que é deliciosa e vai colocar no seu cardápio comidinhas para o café da manhã. 

   Disse-me a senhora proprietária que assim que a Câmara de Vereadores reabrir com os novos "edis" inauguraremos essa área.

  Diria que foi almoço agradável e depois seguimos cada qual seu caminho. Ivan se dirigiu a Ajuda onde havia deixado seu veículo e eu desci até a antiga Porta de Santa Luzia, atravessei a Praça Castro Alves, olhei para sua majestade "O Fasano" e segui pela Nova de São Bento que hoje chamam de Carlos Gomes.
  -------------------------------------
  Restaurante Sabor Natural
  Edf Antonio Ferreira
  Rua Chile, 5 
  Salvador - Bahia
  Telefone: (71) 3035-8440
  De segunda a sexta a partir das 11h 
  Escondidinhos R$32.50 cada
  Classificação 2 DONS