Cultura

ARTISTAS DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL PARTICIPAM DO 38º PANORAMA DA AR

Artistas da região Nordeste do Brasil participam do 38º Panorama da Arte Brasileira do MAM São Paulo
Victoria Louise , Salvador | 27/09/2024 às 12:22

O Museu de Arte Moderna de São Paulo inaugura, em 5 de outubro, o 38º Panorama da Arte Brasileira: Mil Graus, projeto bienal e fundamental na história do museu, com tema que reflete as urgências do tempo presente. A proposta curatorial do 38º Panorama da Arte Brasileira é elaborar criticamente a realidade atual do Brasil sob a noção de calor-limite — conceito que alude à uma temperatura em que tudo derrete, desmancha e se transforma. O projeto busca traçar um horizonte multidimensional da produção artística contemporânea brasileira, estabelecendo pontos de contato e contraste entre diversas pesquisas e práticas que, em comum, compartilham uma alta intensidade energética.


A curadoria de Germano Dushá e Thiago de Paula Sousa, e curadoria-adjunta de Ariana Nuala, traz 34 artistas de diversas gerações, com pessoas nascidas na década de 1940 até chegar em outros nascidos no fim dos anos 1990 e no início dos 2000. Dentre os 16 estados contemplados na mostra, a região nordeste está representada por 10 artistas de 5 estados: Antonio Tarsis (BA), Jayme Fygura (BA), José Adário dos Santos (BA), Rebeca Carapiá (BA), Rop Cateh - Alma pintada em Terra de Encantaria dos Akroá Gamella (MA) - com Gê Viana (MA) e Thiago Martins de Melo (MA), Zimar (MA), Zahy Guajajara (MA), Mestre Nado (PE), Jonas Van & Juno B (CE), Marlene Costa Almeida (PB).


A diversidade de mídias e linguagens derivadas desse corpo artístico é reflexo final da pluralidade que orientou a formulação do projeto: há artistas que trabalham com matérias orgânicas e mídias tradicionais, alguns com práticas espontâneas ligadas a conhecimentos tradicionais e outros mais vinculados a formações acadêmicas; se somam a esse conjunto artistas que trabalham experimentações com novas mídias, tecnologias que são pouco convencionais ao circuito artístico, recursos e imagens digitais, equipamentos industriais e materiais artificiais. Dentre os motivos que baseiam os trabalhos do grupo de artistas, estão questões como a espiritualidade, a noção de ecologia expandida, os paradoxos da tecnologia, o erotismo dos fluxos de energia e corpos pelas cidades. 

Serviço: 

38º Panorama da Arte Brasileira: Mil graus 

Curadoria: Germano Dushá, Thiago de Paula Souza 

Curadoria-adjunta: Ariana Nuala 

Período expositivo: 5 de outubro de 2024 a 26 de janeiro de 2025 

Realização: Museu de Arte Moderna de São Paulo 

Exibição em: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, MAC USP 

Locais: térreo e terceiro andar 

Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 21h 

Gratuito 

Mais informações em: mam.org.br/38panorama