Cultura

IGHB COMEMORA 130 ANOS SEM PRESENÇA AUTORIDADES DA CULTURA NO ESTADO

O IGHB está no prédio atual desde 1923
Tasso Franco ,  Salvador | 14/05/2024 às 09:48
Joaci Góis presidiu a solenidade
Foto: BJÁ
     O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia comemorou ontem, em solenidade no auditório Bernardino José de Souza, 130 anos de fundação. A solenidade foi marcada pela entrega da Medalha e Diploma do Mérito Bernardino a cinco personalidades que prestaram serviços de relevância: o restaurador e professor José Dirson Argolo, a secretária da fazenda de Salvador, Giovanna Victer, o jornalista Jorge Ramos (in memoriam), as Obras Sociais Irmã Dulce e a Santa Casa da Misericórdia da Bahia. 

     Fundado em 1894, data de sua primeira sede, no Largo 2 de Julho, até hoje, o IGHB, já teve sete endereços. O atual - antiga Casa do Senado - fica situado na Avenida Sete de Setembro, com laterais para a Av. Joana Angélica e Largo da Piedade , está ali desde o primeiro centenário da Independência do Brasil na Bahia, em 2 de Julho de 1923. 

    O prédio abriga esculturas de bronze, mármore e gesso, peças de ourivesaria (medalhas, moedas, insígnias e condecorações), bandeiras, cristais e vidros, porcelanas, espingardas, sabres, lanças indígenas, objetos ritualísticos do candomblé, máscaras e esculturas africanas, e retratos a éoleo de historiadores e personalidades baians, entre elas, JJ Seabra, o governador que construiu a Av Sete com Arlindo Fragoso, em 1915..

    A sessão de ontem foi presidida por Joaci Góes, o qual, lembrou Ruy Barbosa e disse da honra de ser o presidente da Casa da Bahia quando esta completa 130 anos. Foram empossados 20 novos associados que passarão a integrar o quadro de efetivos da instituição, além de homenagens aos associados falecidos e apresentação musical. Nem o secretário de Cultura do Estado; nem o da Prefeitura compareceram ao evento. O governador Jerôninmo está no exterior e mandou um representantes que, quando chamado à mesa,  não apareceu.

   Fundado em 13 de maio de 1894, o IGHB é uma das entidades culturais mais antigas do Estado. Possui a maior coleção de jornais, e o maior acervo cartográfico do Estado. Na Biblioteca Ruy Barbosa e Arquivo Histórico Theodoro Sampaio estão milhares de títulos e imagens à disposição do pesquisador. O IGHB promove diversas atividades culturais e é o guardião do Pavilhão 2 de Julho, no Largo da Lapinha, onde estão os dois principais símbolos da maior festa cívica do país: o Caboclo e a Cabocla.  No momento há uma expo sobre os Holandeses no Brasil em seu saguão. (TF)