Cultura

475 ANOS DE SALVADOR: MUESU DE ARTE DA BAHIA E OS RETRATOS DE UM TEMPO

Comemorando o aniversário de Salvador, o Museu de Arte da Bahia apresenta: "Retratos de um Tempo – Um Novo Olhar sobre a Cidade da Bahia"


Tasso Franco , Salvador | 29/03/2024 às 08:42


O Museu de Arte da Bahia, sob a gestão da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-Ba), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC-Ba), anuncia a exposição "Retratos de um Tempo – Um Novo Olhar sobre a Cidade da Bahia", uma criação do artista e engenheiro Floro Freire. A mostra mergulha na história visual de Salvador, apresentando reconstituições digitais de painéis históricos da Bahia Antiga.

Comemorando os 475 anos da cidade de Salvador, a exposição se destaca por sua abordagem inovadora, combinando intervenções artesanais em documentos iconográficos da época com o uso de tecnologia computadorizada para reconstruir detalhes há muito perdidos. Os painéis resultantes não apenas capturam a essência estética e sentimental de uma era passada, mas também oferecem uma riqueza de informações históricas e antropológicas.

"O projeto 'Retratos de um Tempo' vai além de simplesmente exibir imagens estáticas; ele convida os espectadores a embarcarem em uma jornada sensorial e educativa. Cada imagem é acompanhada por textos histórico-antropológicos explicativos sobre o lugar e a época, proporcionando uma visão mais íntima da vida baiana em tempos passados", explica Pola Ribeiro, diretor do Museu de Arte da Bahia.

Floro Freire, engenheiro visionário com profundo amor por sua cidade natal, lidera esta iniciativa que não só celebra o passado glorioso de Salvador, mas também lança luz sobre seu potencial futuro. Através de suas reconstituições digitais e panoramas monumentais, o artista e sua equipe oferecem um instrumento valioso para o aprendizado da história e para o planejamento urbano com identidade cultural.

A exposição, que já encantou espectadores em São Paulo, agora está disponível para visitação no MAB a partir de terça-feira, às 10h, pronta para deslumbrar e inspirar todos os que buscam um reencontro com a história de Salvador.

Sobre o Museu de Arte da Bahia - O Museu de Arte da Bahia, (MAB) é administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA). O Museu de Arte da Bahia oferece instalações modernas para exposição e valorização de seu acervo, dividido em dois percursos principais: artes plásticas e artes decorativas do século XVIII até meados do século XX. Além disso, promove diversas atividades culturais, como exposições temporárias, cursos, ciclos de conferências e recitais de música.  Para atender escolas e o público, o museu conta com um serviço educativo e organiza visitas programadas com agendamento prévio. Possui também uma biblioteca especializada em artes plásticas, com aproximadamente 20 mil livros e periódicos sobre história da arte, estética, museologia e história baiana. O MAB funciona de terça a domingo de 10h às 18h.

 

 Sobre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia - O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) é uma autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais. Está na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia.