Cultura

COM 13 INDICAÇÕES, "OPPENHEIMER" ABOCANHA 7 ESTATUETAS DO OSCAR

O OSCAR foi transmitido pela TNT
Da Redação ,  Salvador | 11/03/2024 às 11:56
Cilian Murphy vence como melhor ator no papel de Oppenheimer
Foto: REP
   Com 13 indicações, "Oppenheimer" foi o grande vencedor do Oscar 2024, que aconteceu neste domingo (10), em Los Angeles, ao levar sete estatuetas em uma noite sem grandes surpresas. A produção levou categorias importantes, como melhor filme, direção (Christopher Nolan), ator (Cillian Murphy) e ator coadjuvante (Robert Downey Jr.).

   Na categoria de melhor atriz, a única entre as principais que muitos consideravam aberta, Emma Stone ("Pobres criaturas") terminou como a premiada.

   Quando Al Pacino leu de forma um pouco confusa o envelope para anunciar "Oppenheimer" como o vencedor de melhor filme, poucos ficaram surpresos. O filme já tinha ganhado outras seis categorias, entre elas a primeira de Nolan como diretor.

    As vitórias do filme sobre o "pai da bomba atômica" também foram as primeiras para Murphy (em sua primeira indicação) e Downey Jr (em sua terceira).

   A primeira categoria anunciada, de melhor atriz coadjuvante, foi a primeira derrota da produção ao ir para Da'Vine Joy Randolph, de "Os rejeitados".

"Pobres criaturas" então emendou três categorias técnicas em seguida (maquiagem e cabelo, direção de arte e figurino) e tomou a dianteira. O filme ainda conseguiu o troféu para Stone na categoria mais dividida da noite.

Foi só na vitória em ator coadjuvante que a porteira foi aberta para "Oppenheimer".