Últimos dias para conferir a exposição de cartoons de Cau Gomez O público poderá visitar a exposição até o próximo domingo, na Caixa Cultural
LB , Salvador |
31/01/2024 às 09:42
Jô tocando trumpete
Foto: Cau Gomez
Quem ainda não viu, deve se apressar. Fica até este domingo (04) em cartaz, na galeria Arcos, da Caixa Cultural, a exposição “A Arte e o Humor Gráfico de Cau Gomez – 30 anos de Bahia”, com uma amostra de trabalhos premiados de cartoons, charges, caricaturas e ilustrações do cartunista mineiro, radicado na Bahia desde 1993.
Os desenhos apresentados, com pinceladas fortes e técnicas de pintura, captam as nuances do estilo do artista gráfico ao longo do tempo. Poderão ser conferidas obras originais e alguns rascunhos, que sinalizam o percurso do processo criativo de Cau Gomez.
Com uma carreira laureada dentro e fora do país, Gomez traz a Salvador uma bela e rica exposição e uma grande oportunidade de o seu trabalho ser apreciado também na capital baiana, para além das páginas do jornal A TARDE, onde o artista publica cartoons e charges semanais, e dos veículos internacionais nos quais ele colabora.
Aos 15 anos de idade, o seu talento foi revelado precocemente ao mundo com a sua contratação como cartunista profissional do jornal Diário de Minas. De lá para cá, são 36 anos de uma carreira muito bem sucedida, com reconhecimento internacional e nacional, mais de 70 prêmios no currículo e muitas exposições individuais e coletivas mundo afora. Em 2009, ele recebeu o título de cidadão soteropolitano na Câmara Municipal de Salvador.
Para o artista, fazer uma exposição na cidade para comemorar os seus 30 anos de Bahia é uma oportunidade de mostrar um pouquinho de sua produção em cada época e as mudanças no seu estilo gráfico ao longo do tempo. Segundo o curador Ilan Iglesias, da galeria RV Cultura e Arte, Cau Gomez é dono de um traço particular e obras contundentes.
“O trabalho do Cau Gomez chama a atenção, primeiramente, pela sensibilidade ao tratar de assuntos delicados, mas trazendo posicionamentos críticos para problemas do nosso cotidiano, fazendo com que o leitor reflita e se emocione. Porém, o que mais me fascina no trabalho dele é a técnica, o seu traço peculiar, as técnicas de pinturas que ele traz para o desenho, suas hachuras, texturas e paletas de cores”, comenta Iglesias.
A exposição “A Arte e o Humor Gráfico de Cau Gomez – 30 anos de Bahia”, está sendo realizada com o patrocínio da Caixa Cultural, e pode ser visitada esta semana, de 9h às 17h30.
SERVIÇO:
O quê: Exposição “A Arte e o Humor Gráfico de Cau Gomez – 30 anos de Bahia”
Onde: Galeria Arcos da Caixa Cultural – Rua Carlos Gomes, 57 – Dois de Julho
Visitação gratuita de 9h às 17h30, até esse domingo (04/02).