Os músicos também utilizam a ferramenta da internet para divulgar seus trabalhos e conseguir contratos
Tasso Franco , Salvador |
21/01/2024 às 10:49
Instagram dmtruluna - dupla em ação no largo do Chiado cantando Rossi
Foto: Arho Susej
O Larguinho do Chiado - coração de Lisboa - também conhecido como Largo das Duas Irejas é, na atualidade - e há algum tempo - o local preferido dos artistas de rua na capital portuguesa, sobretudo dos músicos que se encontram ao pé da estátua de Ribeiro Chiado e cantam e tocam no local.
É um ponto disputadíssimo e existe um acordo entre eles com horários demarcados, pois, se trata do local com mais movimentação de portugueses e turistas e as gratificações ao longo do dia são boas. Há, inclusive, atrás da estátua um ponto do Elétrico 28 que anda sempre repleto de turistas e deixa-os neste local.
Hoje, diria, Lisboa tem mais músicos de ruas do que Madrid, sobretudo de brasileiros que aproveitam a similaridade da língua portuguesa e cantam as canções brasileiras que são muito apreciadas em Portugal. Lembrando que, embora o fado seja a música popular preferida dos portugueses, no Chiado ouve-se mais músicas norte-americanas (rock) e as brasileiras (samba e sertanejo).
Esse mercado de trabalho para os músicos não fica restrito somente a tocar nas ruas e praças. Muitos músicos integram bandas que tocam em bares e restaurantes e fazem shows com maior amplitude, além de fazerem eventos variados como recepções em casamentos, aniversários e eventos empresariais. Com a internet eles divulgam muitos seus trabalhos. (TF)