Cultura

FEMUSC 2024 ENCERRA PROGRAMAÇÃO COM SINFONIA EROICA, DE BEETHOVEN

Último dia do Festival de Música Internacional de Santa Catarina ocorre neste sábado (20) no teatro Scar, em Jaraguá do Sul
A&Z Comunicação , Salvador | 19/01/2024 às 17:42
Festival Internacional de Música de Santa Catarina (FEMUSC)
Foto: Diego Redel

O Festival Internacional de Música de Santa Catarina (FEMUSC) encerra sua programação neste sábado (20) após 10 dias de apresentações musicais que movimentaram a cidade de Jaraguá do Sul, no Norte do Estado. Entre os destaques do último dia de festival estão a exibição da Sinfonia Eroica e o Femusckinho.

 

O último Grande Concerto, no teatro da Scar, às 20h30, começa com a obra brasileira "Carinhoso", de Pixinguinha, com um arranjo do maestro Cyro Pereira para cordas.

 

Em seguida, será tocada a obra "Metamorphosen", do compositor Richard Strauss, que fala como os alemães foram traídos pelo nazismo após Adolf Hitler invadir vários países em nome da cultura alemã. 

 

A última obra da noite será a Sinfonia n. 3 "Eroica", do compositor alemão Ludwig van Beethoven, que foi inicialmente dedicada a Napoleão Bonaparte, quando ele era apenas um líder militar francês, mas depois a homenagem foi desfeita. Na visão de Beethoven, Napoleão estava transformando a Europa, acabando com as realezas e apoiando a criação de Repúblicas. No entanto, quando ele virou imperador da França, o compositor sentiu-se traído e retirou a homenagem.

 

Já o Femusckinho, que é braço infantil do FEMUSC, com iniciação musical e prática instrumental para crianças de 9 a 12 anos, apresenta um concerto na manhã de sábado no Centro Cultural Scar.

 

Tanto o Femusckinho, quanto os grandes concertos serão transmitidos no canal do YouTube. A transmissão ao vivo amplia o alcance do festival, permitindo que espectadores de todo o mundo apreciem a diversidade  musical apresentada durante o evento.

 

O FEMUSC, maior festival-escola gratuito da América Latina, que teve a participação de alunos e professores de 19 países, transforma a cidade de Jaraguá do Sul na capital cultural catarinense e tem expectativa de um público aproximado de 30 mil pessoas durante a programação. 

 

Atrações infantis

 

A programação do sábado começa às 10h com o Zoológico Musical, em que a criança chega no teatro e ouve todos os instrumentos de uma orquestra sendo tocados simultaneamente e escolhe o som mais atrativo.

 

Logo em seguida, às 10h30, será apresentado o concerto do Femusckinho, que reúne cerca de 50 crianças que tiveram a iniciação musical durante o festival. O projeto é uma forma de plantar uma sementinha nas crianças para que possam despertar para a música clássica e, quem sabe, tornarem-se futuros músicos.

 

No Femusckinho, as crianças recebem aulas de instrumentos como viola, violino, violoncelo, além de percussão corporal e canto. 

 

As aulas do Femusckinho, que tiveram patrocínio da Alfa Rede de Ensino, foram acompanhadas por 10 professores que se dedicaram exclusivamente ao projeto infantil durante o festival. 

 

Patrocínio a apoio

 

Através da Lei Rouanet, o maior festival-escola da América Latina tem o Banco Itaú como patrocinador pela primeira vez, além da WEG, Duas Rodas e Zanotti, que apoiam o evento desde a primeira edição. O FEMUSC também renovou, pelo terceiro ano, o apoio do Komprão Koch Atacadista e da Diamante Energia.

 

Patrocinadores e apoiadores têm papel crucial na sustentabilidade de eventos como o FEMUSC, uma vez que  contribuem para a promoção e preservação da herança cultural do país", afirmou o diretor-executivo do festival, Fenísio Pires Júnior.

 

O  festival também tem outros apoiadores como o Centro Cultural Scar, Comunidade Apóstolo Pedro, Paróquia São Sebastião, Instituto Federal - IFSC, Sociedade Educacional de Santa Catarina (UNISOCIESC), Instituto Martinelli, Ambiental, BMP, OCP, Monitor e Rádio Super Nova 101.9.

 

Serviço

Centro Cultural Scar

Rua Jorge Czerniewicz, 160 

Czerniewicz - Jaraguá do Sul (SC)