Cultura

5 DICAS LIVROS PARA SUAS FÉRIAS DE JANEIRO INDICADOS POR ROSA DE LIMA

Todos esses livros estão à venda nos portais da internet e nas livrarias brasileiras e podem ser lidos em português, inglês e francês
Rosa de Lima , Salvador | 08/12/2023 às 12:59
Dicas de livros para suas férias
Foto: BJÁ
      Dicas de Rosa de Lima para quem aprecia a literatura de qualidade com cinco livros a saber para os feriados do final de ano e férias de janeiro: 1. "O Eu Soberano", da psicnalista francesa Elisabeth Roudinesco, um ensaio sobre as derivas identitárias tão em moda atualmente, em especial, a cultura do cancelamento e o desejo de "sábios" da esquerda em quererem incultir nas cebeças e mentes das pessoas os seus pontos de vistas, sem respeito aos demais.

   2. O segundo livro é do ganês Kwame Anthony Appiah, intitulado "Na Casa do Meu Pai", a África na filosofia da cultura com conceitos sobre o pós-colonialismo africano, a cultura Achanti e a realidade atual no continente afircano, bem como sobres os intelectuais africanos (como ele) que moram na Europa e nos Estados Unidos.

   3. "O Spleen de Paris", de Charles Baudelaire, poemas em prosa do poeta rebelde francês, Editora 34, uma obra fantásticas de uma irreverência extraordinária, com visões da cultura francesa em Paris, a partir de suas andanças pela cidade. Livro que popularizou o termo "flaneur" e que resultou em vários outros pelo mundo Ocidental. 

   4. A quarta dica é sobre um dos maiores escritores da Europa, Jon Fosse, prêmio Nobel de Literatura, 2023, e um dos seus editados em português "É a Ales", da Companhia das Letras, SP, obra que trata de um homem que sai com um barco, na Noruega, para nunca mais voltar.

   5. "Mestiçagem, Identidade e Liberdade, do baiano Antonio Risério, antropólogo, autor de vários livros, polemista, e que trata da mestiçagem brasileira que os grupos identitários da negritude querem rifar das análises sociológicas, politicas e antropológicas, defendendo a tese da cor preta como referência, com a palavra mestiço sumindo do mapa, justo, a maior parte da poipulação brasileira.
                                                                      ****
   Todos esses livros foram analisados por Rosa de LIma em comentários no BahiaJá, em Cultura, ao longo de 2023. Vocês poder ler nesta editoria os comentários completos.

   A Rosa de Lima é comentarista de Literatura do BahiaJá e está entrando de férias para visitar sua familia em Portugal só retornando a critica literária, no BahiaJá, no mês de fevereiro de 2024, após o Momo.