Cultura

CIRANDA DO BRINCAR: PROJETO LANÇA WEBSÉRIE E CARTILHA PEDAGÓGICA

A iniciativa será lançada no próximo sábado (11) nesta comunidade e vai atender cerca de 20 escolas públicas e comunitárias do ensino fundamental.
Dayanne Pereira , Salvador | 08/11/2023 às 18:24
Filmagens AltoTororó Ciranda Brincar
Foto: Joelma Antunes

Ciranda do Brincar é um projeto que consiste no resgate e difusão das brincadeiras em comunidades tradicionais como prática de ensino e aprendizagem nas escolas públicas. Entre as comunidades tradicionais que integram o projeto temos: Quilombo de Quingoma (Lauro de Freitas/BA); Aldeia Indígena Pataxó-Hãhãhãe (Pau Brasil/BA); Terreiro Banda Lê Kongo e Terreiro Abasi de Yansã (Juazeiro/BA) e Comunidade Pesqueira Alto do Tororó (Salvador/BA).

Os resultados são quatro oficinas em comunidades e escolas que serão realizadas até o final de novembro, e tem como finalidade orientar os educadores sobre a aplicação da Cartilha Pedagógica Ciranda do Brincar. Os próximos lançamentos nas comunidades, serão no dia 8 de novembro, às 19h, no Colégio Estadual Professor Artur Oliveira da Silva, em Juazeiro; 11 de novembro, às 18h, no Quilombo Alto do Tororó, às 18h, em Salvador e no dia 18 de novembro na comunidade Pataxó Hãhãhãe em Pau Brasil.


A websérie está disponível nos canais da Assessoria Cirandas (https://www.youtube.com/@assessoriacirandas) e Cultura TAO no YouTube (https://www.youtube.com/@culturatao1119). A Cartilha Pedagógica Ciranda do Brincar está disponível no site da Assessoria Cirandas (https://assessoriacirandas.org/projetos/ciranda-do-brincar/).


“O Cirandas do Brincar é uma iniciativa que convoca experiências do presente e do passado a ocuparem o mesmo espaço. Tem o brincar como fio condutor de aprendizagem, de promoção ao respeito à diversidade e diferenças, a partir de perspectivas inéditas associadas à inclusão e acessibilidade do brincar tendo as memórias e fazeres de comunidades tradicionais como atores principais desta linda experiência. O Cirandas do Brincar conecta crianças e infâncias”, destaca o coordenador executivo da Assessoria Cirandas, João Paulo Diogo.


Este projeto é realizado pela CulturaTAO e co-realizado pela Assessoria Cirandas, com patrocínio da Neoenergia Coelba e do Instituto Neoenergia, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado da Bahia – Fazcultura através do Edital Transformando Energia em Cultura da Neoenergia 2022.


Websérie e cartilha Ciranda do Brincar


As brincadeiras foram registradas em uma websérie de quatro episódios e serão replicadas nas Oficinas de Vivência Brincante, apoiando professores(as) na inserção das brincadeiras tradicionais na escola, como espaço de aprendizagem para os alunos.  O foco é atender 20 escolas públicas e comunitárias do Ensino Fundamental, em quatro cidades da Bahia.

A websérie, exibida gratuitamente através do canal do Youtube da produtora CulturaTAO, faz um resgate dessa memória do brincar entrevistando os integrantes dessas comunidades, entre educadores, crianças, jovens, adultos e os anciãos e anciãs.


Outro resultado importante é a Cartilha Pedagógica Ciranda do Brincar que será impressa para distribuição nas escolas e vai fundamentar oficinas com os educadores. Este material ensina o passo a passo das brincadeiras e tem sugestões de adaptação para crianças com deficiência.


Impacto social: projeto atende quatro ODSs da ONU


A Assessoria Cirandas se dedica a contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) delineados pela Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) da ONU. Neste projeto Ciranda do Brincar, quatro ODSs foram contempladas, entre elas: ODS 4 - Educação de qualidade; ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis; ODS 17- Parcerias e meios de implementação e ODS 10 - Redução das desigualdades.


O projeto fomenta a inclusão do brincar como prática pedagógica no ensino fundamental, promovendo a valorização e difusão das tradições culturais das comunidades tradicionais pesquisadas, estabelecendo pontos de cooperação entre as escolas e as comunidades, fomentando a construção de consciência e a valorização dos patrimônios culturais dessas localidades.