Para grupos de estudantes é necessário agendar pelo telefone 75. 99248-4502
Tasso Franco , Salvador |
12/10/2023 às 17:27
Ampliado e repaginado
Foto: GMS
O Museu do Gonzagão, em Serrinha, passou por uma repaginação do seu acervo inclusive com a ampliação de uma área física, segundo informa ao BJÁ o seu fundador e curador Guilherme Machado dos Santos.
Lá se vão 29 anos que o museu foi fundado e se tornou uma referência nacional sobre a vida de Luiz Gonzaga e também sobre o cangaço com uma exposição permanente de centenas de peças que vão desde sanfonas, chapéus, perneiras, jalecos, punhais, joiás, etc, e uma sala contendo 700 rádios de todos os anos e modelos.
O historiador Guilherme diz que tem muito orgulho do seu museu um equipamento cultural da maior importância para se conhecer a cultura popular do Nordeste brasileiro, a música, a vida dos cangaceiros na caatinga, "toda uma cultura que ainda está viva e que vemos com frequência em nossas viagens pela região, o uso do cavalo e de burros como montaria, dos alforges e da culinária".
No museu há uma extensa literatura sobre Luiz Gonzaga, a sanfona nque pertenceu a sua familia, a Januário José dos Santos, seu pai, gravuras, xilogravuras e artefatos diversos.
O museu fica localizado na Rua José Martins, 136, bairro centro Serrinha. Para visita de grupos de colegiais é preciso agendar pelo telefone 75.99248-4502 direto com o historiador Guilherme.