Cultura

MORRE A JORNALISTA DANUZA LEÃO UM DOS SIMBOLOS DA BELLE ÉPOQUE BRASIS

Seu casamento com o jornalista Samuel Weiner foi uma reboliço na sociedade carioca
Tasso Franco , Paris | 23/06/2022 às 08:13
Danuza Leão, 88 anos de idade
Foto: Rep Redes Sociais
  Danuza Leão, jornalista, escritora, atriz e ex-modelo brasileira, morreu na noite desta quarta-feira, 22, aos 88 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela família à Quem. Ela passou as últimas semanas internada na Clínica São Vicente para tratar um quadro de insuficiência respiratória. 

Natural de Espírito Santo, ela nasceu no dia 26 de julho de 1933 e contou sua história por meio da  autobiografia Quase Tudo, lançada em 2005. 

De acordo com a Folha de São Paulo, Danuza também integrou o quadro de colunistas do jornal por 12 anos, entre 2001 e 2013. Publicados aos domingos, seus textos abordavam mais variados temas, em especial comportamento e estilo de vida. 

Entre seus principais livros, destacam-se "Na Sala com Danuza" e volumes de comportamento como "É Tudo Tão Simples". A participação dela no filme "Terra em Transe", de Glauber Rocha, também foi algo que marcou sua carreira. 

Além disso, ela foi a primeira modelo brasileira a desfilar no exterior, aos 18 anos, para o estilista Jacques Fath, em Paris. 

Danuza é irmã da cantora Nara Leão e já foi casada com o jornalista Samuel Wainer, fundador do jornal Última Hora. Segundo a Folha de São Paulo, depois ela casou-se com o cronista e compositor Antônio Maria e com o jornalista Renato Machado.