Cultura

IGHB PROMOVE DEBATE SOBRE MADEIRA DE MELO, A CÂMARA DE SSA E DOM PEDRO

O debate acontece no dia 23 de maio de 2022
IGHB , Salvador | 19/05/2022 às 16:56
"Há 200 anos, Madeira de Melo impediu a Câmara de Salvador de aclamar Dom Pedro"
Foto: Divulgação

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia vai promover nesta segunda (23) de maio, às 16h, um debate para abordar o episódio ocorrido há exatos 200 anos (em 12 de maio de 1822), onde a Câmara de Salvador tentou se reunir para aclamar o Príncipe Regente Dom Pedro de Alcântara como único governante do Brasil.


A Sessão não foi realizada porque os Vereadores na época foram impedidos por militares portugueses, postados nas cercanias da Câmara, de ter acesso ao recinto. A proibição partiu do Brigadeiro português, Madeira de Melo, Governador das Armas na Bahia, nomeado pelas Cortes Portuguesas. Esse e outros fatos históricos tiveram significativa importância no processo da Independência do Brasil na Bahia. 


O debate será mediado pelo jornalista Jorge Ramos e terá a participação dos professores e historiadores Antonietta d’Aguiar Nunes e Manoel Passos, ambos membros associados do IGHB.


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h.

 

SERVIÇO 

23 de maio de 2022, às 16h

Debate: Há 200 anos, Madeira de Melo impediu a Câmara de Salvador de aclamar Dom Pedro 

Sede do IGHB: Avenida Joana Angélica, 43 

Piedade - Salvador - BA