O Movimento de Teatro de Rua da Bahia surgiu no ano de 1995 com a finalidade de defender os interesses dos grupos de Teatro de Rua do Estado da Bahia. A Casa do Teatro de Rua da Bahia, localizada na Ladeira Ordem 3ª de São Francisco, 25, Pelourinho, funciona como hospedaria para artistas de teatro de rua e como espaço de guarda, registro, documentação, pesquisa, formação, intercâmbio e difusão das artes cênicas e enfrenta graves problemas para sua manutenção.
A nova direção da Casa do Teatro de Rua da Bahia lança uma campanha para melhorar a estrutura física do local. Solicita a presença física de pessoas para contribuir com a limpeza e restauração, além de doações de materiais de limpeza, pintura, tudo que puder ser útil para um local melhor e agradável. Quem desejar pode fazer transferência bancária através do PIX [email protected]
O Dia Universal do Teatro é comemorado anualmente em 21 de março. A data homenageia uma das artes mais antigas da humanidade: a interpretação teatral. O teatro é uma expressão artística que envolve muito mais do que atores e atrizes. Diretores, escritores, maquiadores, cenografistas e muitos outras atividades são de extrema importância para a produção de um espetáculo teatral.
“Podemos definir teatro de rua como um “Teatro que se produz em locais exteriores às construções tradicionais: rua, praça, mercado, metrô, universidade etc. É uma forma teatral que possui suas origens na antiguidade, o teatro nasceu no espaço aberto e desde a Grécia Antiga colocou na cena os problemas da polis e dos cidadãos”, afirma Mica Pires, da direção da Casa.
Edmar Nogueira, tesoureiro da instituição, acrescenta que, “teatro de rua representa a tentativa de levar o teatro às pessoas que não tem acesso ao fazer teatral convencional, até uma forma de teatro político, engajado, ligado aos interesses populares. O Mutirão de Limpeza terá início às 9h neste domingo, na sede da Casa do Teatro de Rua da Bahia todas as pessoas interessadas estão convidadas a participar. Contribua como puder”.