Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia vai promover, no dia 9 de março de 2022, às 17 horas, a palestra “Rita Lobato Velho Lopes: a primeira mulher a graduar-se em Medicina no Brasil”, a ser pronunciada pelo professor doutor José Antonio Souza (Ufba), membro emérito da Academia de Medicina da Bahia. O encontro é presencial e será realizado no auditório do Instituto – Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade, obedecendo aos protocolos de segurança contra o Covid-19.
"Rompendo barreiras ao longo de toda a sua vida, Rita Lobato constitui um belo exemplo de disciplina, obstinação e amor pela humanidade, expressos pelos belíssimos caminhos da Medicina e da política, sem esquecer de ser mulher, mãe e esposa devotada. Descobriu sua vocação muito precocemente através da observação do trabalho do Dr. Romano, de Rio Pardo, e decidiu ser médica. Apoiada integralmente pelos 13 irmãos e pelo pai que transferiu a família de Rio Pardo - no Rio Grande do Sul - para o Rio de Janeiro, e depois para a Bahia, onde se graduou em Medicina com antecipação do término do curso. Voltou ao Rio Grande do Sul onde casou-se com antigo namorado. Exerceu brilhantemente a profissão de Médica Obstetra e Ginecologista, prestando enorme e exaustivo serviço comunitário, atendendo na sua maioria a pessoas pobres, sem qualquer remuneração. Teve uma filha e exerceu seu papel de mãe com a mesma dedicação amorosa de sempre. Respeitada na comunidade tornou-se ativista política e lutou pelo direito feminino com intensa aplicação e espontaneidade, tendo sido eleita a primeira Vereadora da Região. Podem imaginar o quanto se superou esta personagem histórica do feminismo no Brasil.Todo o nosso reconhecimento e homenagem às qualidades profissionais, emocionais e espirituais de Rita Lobato Velho, primeira mulher formada em Medicina na Bahia e no Brasil", destaca o professor José Antonio Souza.
O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).