É a cidade da Bahia como diria Gil, que já me deu régua e compasso
Tasso Franco , Salvador |
19/02/2022 às 12:24
Isso é na Praça Castro Alves tida como do povo
Foto: BJÁ
A estrutura de uma construção antiga encontrada durante escavações para a realização de obras na Praça Castro Alves, em Salvador, em 2019, encontra-se abandona e cercada por um tapume de zinco com cadeadoos nos acessos. Ao que tudo indica são construções do antigo Teatro São João, fundado no século XIX.
Na época, Claúdio Tinoco, secretário de Cultura e Turismo de Salvador, disse que a estrutura já tinha sido identificada, um chafariz que pertencia ao Teatro São João.
“Os indícios levam para essa possibilidade. A estrutura aponta uma relação com o Teatro São João. Nós fizemos uma reunião na segunda-feira (23/12/2019), e ficou essa vinculação, essa sugestão. Por outro lado, a arqueologia ficou de estender os estudos, através de bibliografia, visando investigar a vinculação, comprovar a relação. Pela estrutura, tudo indica que seja uma fonte que pertencia ao teatro. Além disso, tem uma formação de uma escadaria, que estaria no entorno dessa fonte", contou.
O secretário contou ainda que todos os achados são investigados por arqueólogos, além de contarem com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ele conta também que não é o primeiro achado durante as obras de requalificação na região.
Ainda bem que Tinoco não prometeu nada. Acerto. O que se vê no local, na atualidade, é o abandono, isso em plena Praça Castro Alves que foi reformada recentemente. O prédio - antigo Palácio dos Esportes - que fica ao lado dessa construção antiga o governo do Estado já colocou à venda. Ou seja, brevemente terá algum destino.
O que se pode esperar desse local com a possibilidade de uma ação IPHAN devolvendo o espaço à praça só Deus sabe.