O palácio fica no Campo Grande e foi a antiga residência governadores
Tasso Franco , Salvador |
13/02/2022 às 08:51
Sujo e abandonado
Foto: BJÁ
O Palácio da Aclamação no Campo Grande, antiga morada dos governadores da Bahia, depois local de recepções, encontros políticos e cívicos, velórios de ex-governadores e outros, está praticamente abandonado, sujo e sem serventina precisando de uma reforma em suas instalações e pintura. Até a porta principal do palácio por onde já entraram personalidade nacionais e internacionais está sem fechadura e desboada, puida e as laterais pichadas.
O portão que dá acesso ao Passeio Público - antiga aldeia de tupinambás - está fechado a cadeado e a área interna repleta de mato. O descaso com a antiga residência dos governadores é visível a olhos nus. Não conseguimos entrar no prédio porque estava fechado no dia em que por lá passamos.
O governo do estado já concessinou o Palácio Rio Branco - a morada de Thomé de Souza - para uma empresa de hotelaria e está fazendo o mesmo com o Palácio dos Esportes, na praça Castro Alves. É provável, do jeito em que se encontra, que este também será o fim do Aclamação apagando-se momentos da história da Bahia. Mas, paciência, a vida como ela é.