Cultura

FEIRA DA LADRA TEM TRADIÇÃO DE 750 ANOS E É A MAIS POPULAR DE LISBOA

Funciona nas terças e sábados, manhãs e tardes, Santa Clara, Freguesia de São Vicente
Tasso Franco , Lisboa | 19/01/2022 às 06:49
Objetos em louça
Foto: BJÁ
      A Feira da Ladra é a mais antiga e popular de Lisboa. Com raízes que remontam ao século XIII, mudou-se de sítio em sítio, até se fixar no Campo de Santa Clara, freguesia de São Vicente próxima ao Monastério de São Vicente de Fora. Dedica-se ao comércio de objetos antigos e peças de segunda-mão, além de artesanato e uma infinidade de produtos - de pneus a martelos, panelas, louças, alicates, binóculos, relógios, óculos e outros.

   Acha-se de tudo e são milhares de produtos espalhados em tendas, mesas, barracas, vans, em panos no chão, onde se possa colocar. Funciona nas terças e nos sábados e é frequentada por milhares de pessoas num enxame de gente, das 7h às 18h, aproximadamente. 

  Tenha cuidado com sua bolsa porque há muitos batedores de carteira na área. Não dê mole. Vê-se um ou outro guarda municipal e não há policimento ostensivo como estamos acostumados a ver no Brasil, com PMs.

  São tantos os produtos com preços baratos que é impossível percorrer toda a feira sem comprar algo. Objetos de casa - louças, bisquis, pratos, licoreiras, etc - são dezenas de milhares. Também muito procurado são as roupas de segunda mão e calçados, especialmente tênis e botas.

  HISTÓRIA WIKIPEDIA

A Feira da Ladra teve início no Chão da Feira, ao Castelo, provavelmente em 1272, tendo mais tarde passado para o Rossio. É no ano de 1552 que surge uma primeira notícia da realização da Feira no Rossio, na Estatística Manuscrita de Lisboa. Em 1610 aparece a designação Feira da Ladra numa postura oficial.

Depois do terremoto de 1755 instalou-se na Cotovia de Baixo (actual Praça da Alegria), estendendo-se mesmo pela Rua Ocidental do Passeio Público.

Em 1823 foi transferida para o Campo de Santana, onde esteve apenas cinco meses, voltando para a Praça da Alegria.

Em 1835 voltou para o Campo de Santana, onde se conservou até 1882, antes de passar para o Campo de Santa Clara, às terças-feiras, e, desde 1903, também aos sábados.