Cultura

A TASCA DO CHICO É UMA DAS CASAS DE FADO MAIS POPULARES EM LISBOA

Faça reserva antes de ir ao local ou fique na fila de espera
Tasso Franco , Lisboa | 19/01/2022 às 06:34
A Tasca do Chico com a cantora Felipa
Foto: BJÁ
    A Tasca do Chico no bairro Alto é uma casa de fado popular em Lisboa, hoje, uma das mais badaladas. Não chega a ser um restaurante tradicional portugues nem tem essa pretensão. Trata-se mais de um barzinho em ambiente pequeno, com bancos de madeira e mesas postas umas ao lado das outras - você pode fazer encosto com alguém que está atrás sem que conheça a pessoa - com apresentações da fadistas.No dia em que por lá estivemos apresentaram-se Felipa e João Carlos com Rafael na guitarra portuguesa e Nácio no violão e petiscamos um chouriço.

  Fica situada na rua Diario de Notícias onde há outras casa de fado. Na tasca do Chico não se paga ingresso e a consumação mínima é de 10 euros. Por isso mesmo disputadíssima, com fila na porta. Importante, portanto, fazer reserva antes de ir para lá. Caso contrário é tentar um lugar na fila de espera. A casa só abre às 20h e os fados começam a ser tocados e cantados às 20h30min e vai até a madrugada. Portanto, tem um entra e sai de gente nos intervalos das cantorias.

   Em média, um fadista canta 3 a 4 músicas em ambiente com luz de boite e para 10 a 15 minutos quando as luzes se acendem e os garçons se movimentam.
   
   No momento da cantoria deve-se fazer silêncio e se você vai fotografar ou filmar desligue o flash. O vinho Cartuxa crianza que nos restaurantes tradicionais custa 50 a 60 euros no Chico vale 35 euros e o chouciço 10 euros.(TF)