Cultura

CASA FERNANDO PESSOA REÚNE NA COELHO DA ROCHA TODA OBRA DO POETA

Fica localizada no bairro Campo do Ourique onde viveu durante 15 anos. Ingresso 5 euros.
Tasso Franco , Liasboa | 17/01/2022 às 08:42
TF diante do quadro de Almada Negreiros, o mais famoso de Pessoa
Foto: Self
     O Museu Casa Fernando Pessoa reúne no bairro Campo de Ourique onde o escritor viveu os últimos 15 anos de sua vida, entre 1920 e 1935, na rua Coelho da Rocha, 18, Lisboa, um apanhado completo da existência do poeta desde textos escritos a lápis a obras de arte, em destaque, o retrato em óleo de Almada Negreiros (vide foto)  o mais famosos e conhecido deles. 
  
  A missão da Casa Fernando Pessoa é fazer uso do legado do escritor para dar a conhecer o seu singular universo criativo e servir como lugar de encontro e reflexão sobre a criação literária e as suas múltiplas leituras, diz um dos folhetos. A casa museu bem montada com uso de novas tecnologias, audiovisuais, auditório, placas em braile, elevadores para cadeirantes e idosos, é um primor e custa 5 euros o ingresso às suas dependência. É bem sinalizada e o roteiro é feito pelo visitante sem a ajuda de monitoramento.

  A Casa conserva, preserva e divulga o legado de Fernando Pessoa, cujo espólio documental foi classificado Tesouro Nacional. Há de tudo do autor inclusive os óculos que usava, livros seus prediletos - um raro exemplar da Divina Comédia de Dante - e vários outros de sua biblioteca particular onde escreveu serem os livros que já lera. Foi também montado um quarto similar ao que o autor viveu com a cômoda onde escrevia em pé e uma réplica da arca onde guardava os textos que escrevia. 

   Há uma sala espalhada - o que somos - onde as pessoas entram e ficam diante de um jogo de espelhos com essa perfgunta enigmática do ser, o que somos. 

   Lugar de duas bibliotecas – uma biblioteca pública, especializada em Fernando Pessoa e poesia mundial e a Biblioteca Particular de Fernando Pessoa – a Casa acolhe e mostra também objetos, mobiliário e documentos do escritor, bem como uma colecção de obras de arte, composta por trabalhos de artistas de diferentes gerações e correntes.

   Os livros que pertenceram a Fernando Pessoa são o maior acervo que guarda e divulga. Permitem conhecer o universo criativo do escritor, revelando o seu lado leitor. Há uma sala de leitura para o público com várias obras de Pessoa à disposição.
  
   HISTÓRIA

   No final dos anos 1980, a Câmara Municipal de Lisboa adquiriu o prédio, que se encontrava em mau estado de conservação e em risco de ser demolido. O facto de ter sido a última morada de Fernando Pessoa fazia deste edifício um lugar privilegiado para depósito e exibição do espólio do escritor.

  Inaugurada a 30 de Novembro de 1993, no dia do aniversário da morte do poeta, todo o edifício foi reconstruído, segundo o projecto da Arquitecta Daniela Ermano, mantendo-se apenas como originais a fachada, as escadas que levam ao primeiro andar e duas divisões do apartamento da família.

Em 2012, a Casa passou a ser gerida pela EGEAC – empresa municipal que gere a maior parte dos equipamentos culturais do município –, sendo o único espaço na alçada desta entidade exclusivamente dedicado à literatura.

Em 2019, a Casa encerrou para obras de remodelação, com um novo projecto de arquitectura e museografia que permite responder melhor ao público crescente que a visita e às suas expectativas. A sua reabertura está prevista para 2020 com uma nova exposição, uma nova biblioteca e um novo auditório.