Cultura

RUZAFA, O BAIRRO COOL DE VALENCIA, ESPANHA, É O PARAÍSO DOS BRECHÓS

Bairro também com dezenas de restaurantes en las calles
Tasso Franco , Valencia ES | 02/01/2022 às 10:04
Brechó Flamings
Foto: BJÁ
     A Ruzafa - em árabe, jardim - é o bairro cool de Valencia, Espanha. E, como tal, com nome da herança da ocupação turca, há sinais da cultura mourisca e, hoje, há vários bares e restaurantes com comidas de vários países - italianos, japoneses, brasileiros, argentinos, marriquinos e outros. É na Ruzafa que se encontram os melhores brechós da cidade com produtos de várias marcas mundiais. Os principais são Lakajáde, Flamingos e Madame Mim - este último especialista em artigos franceses que vão de óculos a jóias. 

  Há de tudo nesses brechós e não saberia quantificar quantos existem. Creio que mais de 30 ou 50 em toda a Ruzafa que é um bairro imenso, próximo a Av San Martin e ao centro da cidade, onde os árabes, na época da ocupação mantinham o comando militar e o setor governamental, e com um misto de ruas comerciais e residenciais. Há uma convivência entre os moradores dos prédios e os proprietários dos bares e restaurantes que usam a parte térrea como estabelecimentos comerciais e mesas e cadeiras nas calçadas.

  Um bordejo por esses brechós vale muito a pena e se encontra todo tipo de produto com vintagens que são vendidos, também, a kilo. Você pode comprar uma jaqueta de couro em bom estado de conservação a kilo e um blusão com grife italiana bem baratinho. Os brechós tem uma boa movimentação de clientes em todos eles e a Rufaza se torno uma espécie de bairros dos vintages. As pessoas rsidentes em Valencia já sabem disso e os turistas também. 

  Você pode comprar um sapato de grife por 30 euros quando na loja custa 300 euros; uma bota estilo cowboy que nova vale 350 euros você comprar por 50 euros. Uma gravata borboleta que tem o curioso nome de pajarita por 10 euros quando no Corte Inglez custa 35 euros. A veriedade de produtos de brechó a brechó é muito grande.